quarta-feira, janeiro 11, 2012

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À ENTREVISTA Nº 34 SOBRE O TEMA:

“Baptismo de Crianças?”(4)




Porque nascem os bebés em pecado…

A prática do baptismo por imersão foi diminuindo à medida que o baptismo infantil se generalizava, uma prática que aparece em escritos no século segundo, e foi incentivado na medida em que a teologia cristã se agarrava cada vez mais à ideia de que todos nós nascemos em pecado, o que levaria muito cedo ao dogma do "pecado original".


A base para essa ideia na teologia parte de uma interpretação literal dos textos de Paulo em 1 Coríntios 15,21 e Romanos 5.12. A ideia foi sistematizada e adornada no século IV pelo bispo Agostinho de Hipona, o grande Santo Agostinho, o teólogo mais influente na teologia cristã entre Paulo e Lutero, que pode ser considerado o "pai" da doutrina do pecado original e, consequentemente, o pai da tradição que denigre a sexualidade humana, por ser a via para a "transmissão" desse pecado. Esta doutrina nefasta é ainda central para a teologia católica oficial.


Até agora, este "pecado original" seria a principal razão para o baptismo de crianças. Razão e até mesmo obsessão, porque tem havido campanhas para baptizar os bebés logo a seguir ao nascimento e existem mesmo campanhas para baptizar até os fetos abortados. Obsessão baseada no medo: a crença de que as almas dessas criaturas, mesmo ainda não formadas, iriam, por causa do "pecado original" para o limbo, um "lugar" em que nem vêm Deus, nem voltam a ver novamente seus pais. Depois de séculos alimentando esta crença absurda do limbo em Maio de 2007 "foi fechado" oficialmente pelos teólogos do Vaticano. Desaparecerá, por isso , o costume do baptismo infantil?

Site Meter