segunda-feira, janeiro 09, 2012

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

À ENTREVISTA Nº 34 SOBRE O TEMA:

“ BAPTISMO DAS CRIANÇAS?” (2)


O Baptismo de João

Água e a sua capacidade de purificação ritual é uma característica de quase todas as religiões e movimentos espirituais do mundo.

O rito do baptismo que João popularizou, e que Jesus recebeu é o reconhecimento público que significa uma vontade de preparar o caminho para o Messias. A sua disposição de espírito para uma mudança de vida, uma "conversão".


O baptismo de Jesus foi o ponto de partida de partida para a sua "vida pública", o momento em que Jesus sentiu que queria fazer com sua vida algo para mudar a situação no seu país, para partilhar com os seus compatriotas que a ideia que tinham de Deus tinha de mudar para poderem ser livres.


O rito do baptismo de João era colectivo e simbólico. Depois de confessar suas faltas, João mergulhava as pessoas no rio como um sinal de purificação e renascimento: água purificava, ela era vida, fazia renascer. Os essénios praticavam abluções purificadoras, como se evidencia pelos rituais que tinham lugar nas piscinas encontradas nas ruínas do mosteiro essénio de Qumran, grupo religioso ao qual, provavelmente, João teria estado ligado.

Site Meter