quarta-feira, fevereiro 29, 2012

GABRIELA


CRAVO


E


CANELA




Episódio Nº 35



Quanto ao rei negro, porém, cuja figura a humanidade arruinara, fora recentemente substituído pelo retrato do sultão de Marrocos, profusamente divulgado pelos jornais e revistas da época. (Que melhor rei, em verdade, para substituir o estropiado Melchior do que aquele tão necessitado de protecção, lutando de armas na mão pela independência de seu reino?)

Um rio, filete de água correndo sobre o leito de um cano de borracha cortado ao meio, descia das colinas para o vale, e até mesmo uma cachoeira concebera e realizara o engenhoso Joaquim. Caminhos cruzavam as colinas, dirigindo-se todos à estrebaria, arruados, levantavam-se aqui e ali. E nesses caminhos, diante de casas de janelas iluminadas, encontravam-se, em meio a animais, os homens e mulheres que, de alguma forma, se haviam destacado no Brasil e no mundo, cujos retratos mereceram a consagração das revistas.

Ali estava Santos Dumond ao lado de um dos seus primitivos aviões, com um chapéu desportivo e o seu ar um pouco triste. Próximo a ele, na vertente direita de uma colina, confabulavam Herodes e Pilatos. Mais adiante, heróis da guerra: o rei Jorge V, da Inglaterra, o Kayser, o Marechal Jofre, Lloyde George Poincaré, o Czar Nicolau.

Na vertente esquerda esplêndida Eleonora Duse, de diadema na cabeleira, os braços nus. Misturavam-se Rui Barbosa, J.J. Seabra, Lucien Guitry, Victor Hugo, D. Pedro II, Emílio de Meneses, o Barão do Rio Branco, Zola e Dreyfus, o poeta Castro Alves e o bandido António Silvino. Lado a lado com ingénuas estampas coloridas, cuja visão nas revistas arrancavam exclamações das irmãs encantadas:

- Que beleza para o presépio!

Nos últimos anos crescera grandemente o número de artistas de cinema, principal contribuição das alunas do Colégio das Freiras, e os William Farnum, Eddie Pólo, Lia de Putti, Rudolfo Valentino, Carlitos, Lilian Gish, Ramon Novarro, William S. Hart, ameaçavam seriamente dominar os caminhos das colinas. E lá estava, até mesmo, Vladimir Hitch Lenin, o temido chefe da revolução bolchevique.

Fora João Fulgêncio quem cortara o retrato numa revista, entregara a Florzinha:

- Homem importante… Não pode deixar de estar no presépio.

Apareciam também figuras locais: o antigo intendente Cazuzu Oliveira, cuja administração deixara fama, o falecido coronel Horácio Macedo, desbravador de terras. Um desenho – feito por Joaquim – a instâncias do doutor – representando a inesquecível Ofenísia, jagunços de barro, cenas de tocaia, homens com repetição ao ombro.

Numa mesa, ao lado das janelas, espalhavam-se revistas, tesouras, cola, cartolina. Nacib tinha pressa, queria acertar o jantar da Empresa de Ónibus, os tabuleiros dos doces e salgados. Sorveu o licor de jenipapo, elogiou os trabalhos do presépio:

- Esse ano, pelo visto vai ser formidável!

- Se Deus quiser.

- Muita coisa nova, não é?

- Chi… Nem damos conta.

Sentaram-se as duas irmãs num sofá, muito empertigadas, sorrindo para o árabe, à espera de que ele falasse.

- Pois é, avaliem só o que me aconteceu hoje: a velha Filomena foi embora, morar com o filho em Água Preta.

- Não me diga… Foi mesmo? Ela bem dizia…


(click numa linda imagem de Ilhéus)

Site Meter