sábado, fevereiro 18, 2012

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À ENTREVISTA Nº 38 SOBRE O TEMA:

“CASTIDADE” (9 e últ.)


Será que Jesus casou ou não?

Alguns interpretam a frase de Jesus sobre os eunucos como dando conta da sua situação pessoal. E interpretam mais: não se teria casado, não porque tivesse medo das mulheres, fosse homossexual ou tivesse sido castrado, mas porque o Reino de Deus lho exigia, porque serviria melhor se fosse casto e solteiro.

Eu realmente não sei se Jesus foi casado ou não, viúvo, nem quantas vezes se apaixonou. Não sabemos se teve filhos. É difícil imaginá-lo solteiro porque, de acordo com a cultura de Israel um homem ou uma mulher sós, sem descendência, seriam pessoas estranhas.

Dificilmente, Jesus teria tido a autoridade e o atractivo que teve sendo alguém com um comportamento raro e estranho. Mas nós não sabemos e nunca se saberá. O que sabemos é que nada muda na sua mensagem qualquer que tenha sido a sua situação.

Para aqueles que escreveram os evangelhos, o "status" de Jesus pareceu um detalhe sem importância relativamente à importância de sua mensagem, por isso, nos seus relatos, nada revelaram.

Nota - Na qualidade de não crente mas de um profundo e sincero admirador da figura histórica de Jesus da Nazaré, parece-me óbvio que, quando séculos mais tarde, após a sua morte e na sequência do trabalho iniciado pelo apóstolo Paulo, se pretendeu transformar a sua mensagem e o seu movimento numa religião universal, o que foi possível com a dita “conversão” do Imperador Constantino, todo o seu “legado” que foi apenas oral e contado de boca em boca pelos conterrâneos que o seguiram, foi colocado, de acordo com uma estratégia muito inteligente, ao serviço desse objectivo.

A estratégia foi a da montagem de um aparelho de poder, manipulador das consciências dos crentes e recorrendo, por vezes, à violência mais brutal, tal como iremos percebendo melhor ao longo destas “Entrevistas” e respectivos Comentários da responsabilidade de especialistas nestes temas.

É certo, que em vida, Jesus se enganou na sua arrojada promessa da vinda à terra do reino de Deus mas, hoje em dia, os políticos enganam-se em coisas muito mais comezinhas.

Foi coerente até ao fim, lutou pela palavra e o exemplo contra os poderosos do seu tempo que o mesmo é dizer pela justiça e afirmou a dignidade da pessoa humana não discriminando ninguém.

Site Meter