sexta-feira, fevereiro 17, 2012

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

À ENTREVISTA Nº 38 SOBRE O TEMA:

“A CASTIDADE” (8)


Eunucos


Só no Evangelho de Mateus (19:10-12) aparece uma reflexão de Jesus sobre os "eunucos" (homens impotentes, homens sem mulheres, homens sem filhos, homens inférteis).

Jesus, "classifica" os eunucos em três tipos: - Aqueles que nasceram assim - homens impotentes e homossexuais - os que foram feitos assim – rapazes e homens castrados que serviam nas cortes reais como porteiros, cantores, artistas - e aqueles que assim quiseram ser "para o reino de Deus" .

Em Israel, a lei religiosa proibia a esterilização de homens e animais. O homem castrado não podia entrar no Templo ou na sinagoga e a carne de animais castrados não podia ser oferecido em sacrifício. Sem dúvida, os castrados eram uma realidade conhecida, e abundavam nas cortes dos reis de Israel, por influência dos costumes de outros países vizinhos ou porque foram trazidos para o país como escravos.

Neste contexto, a história dos Actos dos Apóstolos (8,26 a 40), é significativa: um eunuco etíope foi um dos primeiros seguidores de Jesus. Esta é uma história que quebra a exclusão do estrangeiro e do marginalizado por causa da sua castração física.

Como a Igreja Católica não permitia que as mulheres cantassem nas igrejas, às crianças que tinham melhor voz cortavam-lhe os órgãos genitais antes de chegarem à puberdade e eles mudarem de voz. Esta prática é conhecida como "sopranización" ou castração musical. Com estes "castrati" forneceram-se por muitos anos os coros de igreja. O último "sopranizado" foi Alessandro Moreschi, um cantor do Vaticano, que morreu em 1922.

De que falava Jesus quando se referiu à terceira categoria, "eunucos para o Reino de Deus"? Mais do que um "caminho da perfeição", ele queria dizer uma paixão que absorve toda a vida e energia, uma tarefa a que o próprio se impôe de forma prioritária e apaixonada. Jesus referia-se apenas a "eunucos" machos.

O conhecimento e valorização da sexualidade feminina, suas características e peculiaridades, é uma conquista muito recente da ciência e da psicologia. Além disso, uma vez que na cultura de seu tempo não era a mulher que decidia se casava ou não – quem o decidia era o seu pai - Jesus não poderia imaginar o caso de mulheres "eunucas".

Site Meter