terça-feira, fevereiro 14, 2012

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

À ENTREVISTA Nº 38 SOBRE O TEMA:

“A CASTIDADE” (5)


O Nu Corporal


O corpo nu é o símbolo mais expressivo da sexualidade mas, sendo a sexualidade um tabu na cultura cristã, a nudez tem sido associada ao pecado, a primeira consequência desse vergonhoso pecado "original" de desobediência e que, posteriormente, teria sujado e manchado a sexualidade humana pecaminosa.

Daí o valor da provocação e da falência do tabu da fotografia de Spencer Tunick, um artista americano, nascido em 1967, que depois de visitar os Estados Unidos e fotografar grupos nus no meio das paisagens urbanas, viaja para cidades ao redor do mundo fotografando artísticamente massas de homens e mulheres nus. Em Glasgow, Roma, Montreal, Sydney, Barcelona, São Paulo, Santiago de Chile, Caracas, México, Tunick reuniu centenas ou mesmo milhares de pessoas (20 mil no México em 2007) que se ofereceram para servir como modelos em composições gráficas sugestivos.

O resultado são imagens com impacto estético e emocionalmente poderosas que não têm nenhuma intenção pornográfica nem erótica, mas apenas a de contrastar a vulnerabilidade dos nus dos corpos humanos com o anonimato do espaço público e para reflectir sobre as tensões entre o público e o privado, o tolerado e o proibido, o individual e o colectivo.
Ambientalistas apoiam esta iniciativa de nudistas e participam como modelos voluntários para expressarem o sentimento de liberdade que experimentam ao posar para Tunick.

Como sinal de vulnerabilidade que se sente à exploração ou abuso de poder, eles também começam a proliferar as manifestações de protesto em que os camponeses e activistas de movimentos sociais lutam por seus direitos totalmente nus.

São manifestações causam muito impacto, especialmente quando esses corpos expostos estão desgastados pelo trabalho e pela idade. Seja qual for a manifestação de reivindicação, estamos perante um profundo poder simbólico do corpo nu quando expressa muitas outras realidades humanas e não aquela que a tradição cristã, há séculos, lhe tem atribuído: o pecado.

Site Meter