sábado, março 03, 2012

ENTREVISTA FICCIONADA

COM JESUS Nº 40 SOBRE O TEMA:

“SACRAMENTO DA CONFISSÃO”


Mulher – Ave-Maria cheia de graça…

Padre
– Concebida sem pecado…

Mulher
- Padre, confesso…

Padre
– Como penitência vai rezar 40 Pai-Nossos e 40 Avé Marias…

RAQUEL - Nossos microfones indiscretos estão localizado hoje na Igreja do Redentor, no coração de Jerusalém. Como em dias anteriores, Jesus está connosco. Vamos falar sobre o que estamos testemunhando, uma confissão.

JESUS - Diga-me, o que eles estão fazendo ali, Raquel?

RAQUEL - Essa menina está dizendo ao sacerdote todos os pecados que cometeu. E o sacerdote está perdoando.

JESUS - Eu estou a ver a menina, mas… onde está o padre?

RAQUEL – Como que escondido na gaiola de madeira.

JESUS - Mas diga-me, Raquel, quem ofendeu a menina? O sacerdote que está enjaulado?

RAQUEL – Não creio.

JESUS – Então, por que lhe está pedindo perdão a ele?

RAQUEL - Porque… que é a confissão.

JESUS - Que estranho ...

RAQUEL - Por que o senhor diz estranho?

JESUS - Porque se ofendeu outro, porque pede desculpas ao padre?

RAQUEL - Bem, de acordo com o catecismo, este é um dos sete sacramentos instituídos pelo senhor mesmo.

JESUS - Por que eu? ... Eu acho que ... Por que não consultas os teus amigos que sabem muito sobre estas coisas religiosas?

RAQUEL – Deve haver uma confusão sobre a confissão… Espere, dê-me um momento ... Eu vou tentar entrar em contato com Rafael Martinez Arias, da Comunidade Cristã de Madrid… Vamos ver se temos sorte com o telefonema… Martinez Árias, senhor? ... Eu estou falando de Jerusalém com uma pergunta muito concreta: como teve origem o sacramento da confissão?...Como diz?...Os monges irlandeses quinhentos anos depois de Jesus Cristo?

JESUS - Raquel, eu também quero ouvir... não podes pôr em alta voz?

RAQUEL - Sim, espera ... Eu aumento o volume…

RAFAEL – Esta forma privada de pedir desculpas foi inventada por alguns superiores religiosos dos conventos na Irlanda. Assim, eles poderiam conhecer os pensamentos mais íntimos de cada um dos seus monges. Da Irlanda, foi para outros países. Séculos mais tarde, um Papa, Inocêncio III, que de inocente não tinha nada, impôs como norma obrigatória a confissão a todos os cristãos.

RAQUEL - Por que falas mal desse Papa?

RAFAEL - Porque era um prepotente. Viveu no luxo, fazendo negócios sujos.

RAQUEL - E que interesse tinha esse Papa em impor a confissão?

RAFAEL – Vivíamos tempos de grande descontentamento contra as autoridades da igreja. Então, o Papa teve a ideia: A partir de agora todos os cristãos devem confessar seus pecados aos padres. E aos sacerdotes, disse-lhes: interroguem-nos para conhecerem as suas opiniões religiosas e políticas.

RAQUEL - E daí surge o sacramento da confissão?

RAFAEL – É como dizes. Foi este Papa do século XIII que instituiu a confissão. Foi uma medida não para perdoar pecados, mas para descobrir, descobrir hereges e dissidentes.

JESUS - Pergunta se as pessoas aceitaram esse jugo ...

RAQUEL – Aqui, Jesus, pergunta se as pessoas se submeteram ao controle imposto pelo Papa Inocêncio III?

RAFAEL – Não, começaram a protestar. Mas depois do III, veio Inocêncio IV e com esse sacana, digo, com esse Papa, começaram os tribunais sombrias da Inquisição.

RAQUEL - Obrigado, Rafael… O que acha o senhor Jesus Cristo, do que acabamos de ouvir?

JESUS - Um fardo pesado, insuportável, para os filhos de Deus.

RAQUEL – Em conclusão, o senhor não instituiu a confissão?

JESUS - Não.

RAQUEL - Não é responsável pelo sigilo do confessionário, confessionários, listas de pecados, penitência?

JESUS - Eu não sei nada sobre isso. Eu falei de perdão. E o que eu disse foi muito diferente.

RAQUEL - Diga-nos o que o senhor disse.

JESUS - Eu te digo-te, mas lá fora. Nunca gostei dos templos. Vamos sair ao ar livre ...

RAQUEL - E nós também, vamos sair por um momento, do ar. Raquel Perez, Emissoras Latinas, Jerusalém.

Site Meter