segunda-feira, março 19, 2012

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
À ENTREVISTA Nº 42 SOBRE O TEMA:

“DELITO OU PECADO” (6º e último)

Apenas um Caso



Este é o relato feito em 2007 por um jornal em Manágua, Nicarágua, por Patrick Welsh, um irlandês. É apenas um caso.

“Meu irmão mais novo tinha 11 anos quando foi abusado sexualmente. Vinte anos depois, em 2000, percebemos a agonia que viveu como criança e a angústia que ele suportou em silêncio durante a maior parte de sua vida. Eu sou de uma família irlandesa católica e quando o filho mais novo de 10 anos anunciou que queria ser padre houve uma enorme alegria.

Ingressou logo no seminário para crianças dos Padres do Espírito Santo, religiosos missionários, onde também recebeu o ensino secundário para além de se preparar para o sacerdócio.

Meu irmão foi recrutado pelo padre Frank Bligh, encarregado de procurar "vocações" para esta congregação. Lembro-me bem dele: um homem de terno, doce e atencioso, que ao longo de 30 anos assistiu a todas as celebrações importantes na nossa família: aniversários, casamentos, baptizados, funerais. Ele estava sempre junto de nós a interceder diante de Deus. Ele era nosso amigo e o tínhamos em muito apreço.. Ninguém suspeitava que ele era capaz de molestar crianças até que foi preso no norte da Inglaterra em 2000. Os tempos haviam mudado e um menino quebrou o silêncio, dando início a uma história trágica e horrível de décadas de abusos sexuais.

Na minha família nós apercebemo-os quando a polícia contactou a minha mãe. As pesquisas revelavam que o meu irmão mais novo, então já um adulto, de 37 anos, havia possivelmente sido abusado por ele. No início não quis falar com a polícia, mas depois deu o seu depoimento e logo após o padre Bligh foi preso, acusado de vários casos de abuso sexual.

No início, não queria aceitar que o nosso querido amigo e guia espiritual, fora autor de crimes horríveis contra centenas de crianças e muito menos contra o nosso irmão. Mas depois de ouvirmos o meu irmão acreditámos. Não havia dúvida de que ele nos estava dizendo a verdade.

Lembro-me de algo que ele disse: "Eu só esperava que a mãe e o pai morressem antes do padre para em seguida o acusar. Eu não queria que eles soubessem para não os fazer sofrer”.

Meu irmão estava na posição impossível de proteger a fé dos seus pais. Minha mãe, entretanto, em algum momento terá sentido pena de Bligh, pensando ser ele um homem doente. Mas logo percebeu que não era. Bligh tinha usado o seu estatuto de padre e o seu poder de homem crescido para violar os direitos e os corpos de centenas de crianças, e fê-lo com premeditação. Conta que quando meu irmão foi abusado, o padre fechou a porta e pendurou o casaco para que ninguém visse o que se passava pelo buraco da fechadura. Tudo foi friamente planejado…

Em Junho de 2001 Bligh (e já não digo padre) foi condenado a dois anos e meio de prisão, (só?...), um dos 28 sacerdotes católicos presos na Grã-Bretanha entre 1997 e 2001 por abuso sexual ...

Site Meter