terça-feira, abril 03, 2012

GABRIELA


CRAVO


E


CANELA


Episódio Nº 64


Nacib interessou-se:

- Mulheres também?

O professor quis saber a razão daquele interesse:

- Você está assim tão falto de mulher?

- Não brinca. Minha cozinheira foi-se embora, tou procurando outra. Às vezes no meio desses retirantes vem alguma…

- Tinha umas quantas mulheres, sim. Um horror essa gente vestida de farrapos, suja, parecendo empestados…

- Mais tarde vou lá ver se encontro alguma…

Malvina não aparecia no portão, Josué mostrava-se impaciente. Nacib informou:

- A pequena está na avenida, na praia. Passaram há pouco, ela e umas colegas…

Josué pagou, levantou-se. Nacib ficou na porta do bar, olhando-o ir; devia ser bom sentir-se assim apaixonado. Mesmo quando a moça fazia pouco caso, mais cobiçada ainda. Aquilo terminaria em casamento, mais dia menos dia…

Glória surgia na janela, os olhos de Nacib tornavam-se cúpidos. Se um dia o coronel a largasse haveria corrida nunca vista em Ilhéus. Nem assim chegaria para seu bico, os coronéis ricos não deixariam…

Os tabuleiros dos doces e salgados tinham chegado, os fregueses do aperitivo ficaram contentes. Só que ele, Nacib, não poderia continuar a pagar aquela fortuna às irmãs Dos Reis. Quando o movimento decrescesse, na hora do jantar, iria ao acampamento dos retirantes.

Quem sabe não teria sorte, encontraria uma cozinheira?...

De súbito a calma da tarde foi cortada por gritos, balbúrdia de muita gente falando. O Capitão parou a jogada, a pedra de dama na mão. Nacib deu um passo à frente, o clamor aumentava.

O negrinho Tuísca que mercava os doces feitos pelas irmãs Dos Reis, apareceu correndo, vindo da avenida, o tabuleiro equilibrado na cabeça. Gritava algo, não conseguiam ouvir.

O Capitão e o Doutor voltaram-se curiosos, fregueses levantaram-se. Nacib viu Josué e com ele várias pessoas movimentando-se apressadas na avenida. Finalmente, o negrinho Tuísca fez-se ouvir:

- O coronel Jesuíno matou Sinhàzinha e o Doutor Osmundo. Tá tudo lá no meio do sangue…

O Capitão empurrou a mesa do jogo, saíu quase correndo. O Doutor o acompanhou. Nacib, após um momento de hesitação, apressou o passo para alcança-los.

Da Lei Cruel

A notícia do crime espalhara-se num abrir e fechar de olhos. Do morro do União ao morro da Conquista, nas casas elegantes da praia e nos casebres da Ilha das Cobras, no Pontal e no Malhado, nas residências familiares e nas casas de mulheres públicas, comentava-se o acontecido. Ao demais era dia de feira, a cidade repleta de gente vinda do interior dos povoados e das roças, para vender e comprar. Nas lojas, nos armazéns de secos e molhados, nas farmácias e nos consultórios médicos, nos escritórios de advogados, nas casas exportadoras de cacau, na Matriz de São Jorge e na igreja de São Sebastião, não havia outro assunto.

(Click na imagem e aumente)

Site Meter