segunda-feira, abril 02, 2012

INFORMAÇÔES ADICIONAIS

À ENTREVISTA Nº 44 SOBRE O TEMA :

“EXISTE INFERNO ?” (3)

Séculos de Terrorismo Psicológico



Durante séculos, pregadores, teólogos, padres, freiras, falaram do inferno para os jovens estudantes com o objectivo de afastá-los dos "pecados capitais" que levam direito ao inferno. Os traumas causados por esse terrorismo psicológico são incontáveis. Como uma ferramenta de tortura mental ela está registada em pinturas, ilustrações de livros de religião e literatura.
Uma das reconstruções mais famosos destes sermões terroristas está no romance "Retrato do Artista" do irlandês James Joyce. O protagonista, Stephen Dedalus, com a sua consciência "contaminada pelo pecado," escuta com terror um longo sermão dos seus professores jesuítas. Aqui está um trecho do sermão, como muitos outros ouvidos em muitos países e por muitas pessoas:

- “O nosso fogo terrestre, não importa o quão violento ou prolongado for, sempre tem um alcance limitado. Ao contrário, o fogo do inferno não tem fronteiras, nem fundo. Está escrito que o próprio diabo, quando um soldado lhe perguntou foi forçado a confessar que se uma montanha fosse lançada no oceano ardente do inferno, seria consumida num instante como um pedaço de cera. Mas esse fogo terrível não afectará apenas os corpos dos condenados, mas cada alma será o próprio inferno, com o fogo ilimitado nos seus centros vitais. Oh, quão terrível é o destino desses seres infelizes! Ferve-lhes o sangue nas veias, cérebro, peito, coração e crânio, ficam tão quentes ao ponto de explodirem, os intestinos como uma massa incandescente, os olhos flamejantes delicados como esferas derretidas ...

Entre as pinturas que representam este tormento, está, entre muitas outras, “O Inferno", do padre jesuíta Hernando de la Cruz (1592-1646), que se conserva na igreja jesuíta, em Quito, Equador, quadro, perante o qual desfilaram milhares de crianças e adultos conduzidas pelos seus professores religiosos para enfrentarem a imagem de terror daquele lugar horrível.

Site Meter