quinta-feira, abril 19, 2012



INFORMAÇÔES ADICIONAIS À ENTREVISTA
 Nº 47 SOBRE O TEMA: “O PURGATÓRIO EXISTE?” (1)


A Invenção do Purgatório
O Segundo Concílio de Lyon (1274) proclamou o dogma do purgatório para dizer que aqueles que morreram no amor de Deus com verdadeiro arrependimento de seus pecados, antes de terem satisfeito por eles os verdadeiros frutos da penitência, são purificados depois da morte com castigos do purgatório.
A palavra "purgatório" significa "lugar de purificação" e não aparece em nenhum livro da Bíblia. Este Conselho também proclamou a validade das orações oferecidas como voto para "levantar" as almas do purgatório.
 O Concílio de Florença (1439) reconheceu estes   estes princípios e o Concílio de Trento (1536) confirmou a doutrina do purgatório, contrastando  com as ideias de Lutero que, nesses anos levava por diante a Reforma Protestante e pregava que essa  doutrina negava a eficácia da morte de Cristo. Lutero, não só doutrinou contra a ideia teológica do Purgatório, como também denunciou o negócio suculento organizado pelo Vaticano, vendendo "indulgências", que eram documentos assinados pelo Papa, que serviam para "resgatar" de almas do Purgatório que se consumiam nas suas chamas.

Site Meter