terça-feira, abril 17, 2012

MARCOS VALLE

"Durante os anos de 1956 a 1963 o Brasil viveu um período de intensas transformações culturais que foram decisivas para o seu amadurecimento enquanto nação, nesta ocasião tinha-se a impressão que a democracia estaria consolidada e que nada abalaria o entusiasmo desenvolvimentista que seria a marca principal da era juscelinista. Mas se eram evidentes os sinais de progresso este teria seu lado lúdico encabeçado pela Bossa Nova que inseria a musica popular brasileira nesse caminho de modernidade e vanguarda cultural.


Como todo movimento artístico de peso, a Bossa Nova produziu depois de sua consolidação uma nova geração de compositores e intérpretes que seguiriam seus passos e se tornariam ídolos e referencias nos anos sessenta, sendo que alguns deles ficariam presos à sua época e outros superariam as barreiras do tempo construindo uma carreira sólida e longeva.


Entre os novos talentos que estavam despontando destacavam-se os irmãos Marcos e Paulo Sergio Valle, este um excelente letrista sendo, porém, o primeiro o que mais se destacaria como músico. Nascido no Rio de Janeiro em 14 de setembro de 1943 Marcos Valle já aos treze anos formava-se em piano e teoria musical pelo Conservatório Hayddée Lázaro Brandt, passou, a seguir, a estudar acordeom e pouco tempo depois se dedicou ao violão.


Em 1961 formou um trio com Edu Lobo e Dori Caymmi e começou a compor. A primeira musica gravada foi Sonho de Maria incluída no LP de estréia do Tamba Trio, Avanço, em 1963 chamando a atenção do público e da crítica ensejando-lhe a oportunidade de gravar seu primeiro disco, o que acabou ocorrendo neste mesmo ano. Lançado pela Odeon com o título de Samba Demais. o primeiro LP de Marcos Valle fez um tremendo sucesso e fixou definitivamente seu nome como um dos grandes músicos da fase pós Bossa Nova. Das 12 faixas do LP seis são em parceria com seu irmão, e as outras de compositores diversos."



Site Meter