quinta-feira, abril 12, 2012

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES À



ENTREVISTA Nº 46 SOBRE O TEMA:


“OS ENDEMONIADOS” (1)


O Endemoninhado de Gerasa



Gerasa era uma cidade na costa oriental do lago da Galiléia. Fazia parte da chamada Decápole ou Liga das Dez Cidades, um território aduaneiro grego, habitada quase exclusivamente ocupado por estrangeiros. Por isso, os israelitas a consideravam terra dos gentios. A história do endemoninhado curado por Jesus está em todos os três evangelhos sinóticos (Mateus 8,28-34). É uma narrativa baseada em uma lenda oral, que mais tarde se tornou um padrão de catequese.


Endemoniados que estavam Doentes


No tempo de Jesus não havia conhecimento sobre a origem da maioria das doenças. Todas aquelas que hoje sabemos serem do foro psicológico e neurológico, como epilepsia, convulsões, loucura, vários transtornos mentais, bem como surdez e mudez, eram entendidas então como um efeito da presença do demónio no corpo, um sinal de possessão demoníaca.


Os endemoniados dos relatos Evangélicos curados por Jesus, eram, provavelmente, pacientes dessas doenças, que, além de seus sofrimentos físicos, tiveram de suportar a discriminação da comunidade, a rejeição de seus conterrâneos e um anátema para as autoridades religiosas.

Site Meter