sexta-feira, maio 04, 2012


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
SOBRE A ENTREVISTA Nº 48 SOBRE
O TEMA: “SANTA INQUISIÇÃO” (7)





UM MUNDO INTOLERANTE

Durante séculos, as guerras religiosas e a Inquisição asfixiaram a Europa com a intolerância e a brutalidade. Também os protestantes perseguiam aqueles que consideravam hereges.  Um tribunal calvinista, por iniciativa do próprio Calvino, queimou na fogueira o médico, teólogo e filósofo espanhol Miguel Servet em 1553, em Genebra. Servet descobriu a circulação do sangue entre o coração e os pulmões e, ao contrário dos católicos e protestante, negou a doutrina do pecado original e da doutrina da Trindade e rejeitou o baptismo infantil.  Servet sempre acreditou que tudo o que pode ser pensado, pode ser dito, discutido e feito, dizem deste mártir humanista aqueles que mantém viva a sua memória.

Em 1536, antes de a Inglaterra se separar de Roma e nascer a Igreja Anglicana, foi estrangulado e queimado na fogueira, na Bélgica, com a cumplicidade do rei Henrique VIII da Inglaterra, o linguista britânico e padre católico, William Tyndale, que foi acusado de heresia por traduzir a Bíblia em Inglês, longe da versão oficial latina, a Vulgata, imposta por Roma.

As últimas palavras de Tyndale foram: Senhor, abre os olhos do Rei da Inglaterra! Apenas três anos mais tarde, e como resultado do cisma anglicano, a sua tradução da Bíblia era a oficial em toda a Inglaterra.

Site Meter