sexta-feira, junho 08, 2012


GABRIELA
CRAVO
E
CANELA

Episódio nº 119



O engenheiro interessava-se, por sua vez:

 - A praia é bonita? É boa para o banho do mar?

 - Muito boa.

 - Mas está vazia…

 - Aqui não há esse costume. Só Mundinho, e antigamente o finado Osmundo, um dentista que foi assassinado… De manhãzinha bem cedo…

O engenheiro riu:

 - Mas não é proibido?

 - Proibido? Não. Só que não é costume.

Moças do Colégio das Freiras, aproveitando o dia santo, andavam pelo comércio fazendo compras, entravam no bar em busca de bombons e caramelos. Entre elas, formosa e séria, Malvina. O Capitão as apresentava:

 - A juventude estudiosa, as futuras mães de família, Iracema, Heloisa, Zuleica, Malvina…

O engenheiro apertava as mãos, sorria, elogiava.

 - Terra de moças bonitas…

 - O senhor demorou de mais – disse Malvina a fitá-lo com seus olhos de mistério – Já se pensava que o senhor não viria.

 - Se eu soubesse que era esperado por senhoritas tão belas teria vindo já há muito tempo, mesmo sem ter sido designado… - que olhos aquela moça possuía; sua formosura não estava apenas no rosto e no corpo elegante, como se viesse também de dentro dela.

Partiu o grupo álacre, Malvina voltou-se duas vezes a olhar. O engenheiro anunciou:

 - Vou aproveitar esse sol e tomar um banho de mar.

 - Volte para o aperitivo. Aí pelas onze, onze e meia… Vai conhecer meio Ilhéus…

Estava hospedado no Hotel Coelho. Viram-no passar pouco depois, envolto num roupão de banho, o corpo atlético vestido apenas com um maillot, correndo para o mar, cortando-o em braçadas rápidas. Malvina fora sentar-se num banco no passeio da praia, acompanhava com os olhos.

De Como se Iniciou a Confusão de Sentimentos do Árabe Nacib

Leu umas linhas no jornal, aspirando a fumaça do charuto de são Félix, perfumado. Em geral nem chegava a fumar todo o charuto, a ler grande coisa nos diários da Baía. Logo adormecia, embalado pela brisa do mar, afrontado pelas iguarias gulosamente devoradas, o inigualável tempero de Gabriela.

Ressonava feliz por entre os bigodes frondosos. Aquela meia-hora de sono, à sombra das árvores, era uma das delícias da sua vida tranquila, sem sustos, sem complicações, sem problemas graves. Jamais tinham os negócios marchado tão bem, crescia a frequência do bar, ele acumulava dinheiro no banco, o sonho de um pedaço de terra onde plantar cacau ganhava realidade.
(Click na imagem e aumente )

Site Meter