sexta-feira, junho 29, 2012


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
À ENTREVISTA Nº 54 SOBRE O TEMA:
“ABORTO MASCULINO” (5)


Argumentos que não se sustêm.



Alguns argumentam que, com uma legislação mais flexível sobre o aborto seria um "açougueiro". Por trás desse pensamento está a ideia de que as mulheres são seres irresponsáveis, e se interrompeu a gravidez é porque são más mães. A realidade diária contradiz esta ideia: a maioria são mulheres que criam os seus filhos e filhas, com enorme generosidade, esforço e responsabilidade, enquanto os pais dessas filhas e filhos "abortados" não os reconheceram abandonando-os totalmente ao seu destino.

Alguns argumentam que se o aborto fosse descriminalizado, por estupro haveria mais violações sexuais E que se legalizassem o pós-aborto por estupro. Por traz destes pensamentos encontra-se uma visão da sexualidade humana forjada durante milénios de cultura patriarcal e machista.

Não sabemos, nem sequer imaginamos, como é que viveriam os seres humanos a nossa sexualidade em sociedades com equidade entre homens e mulheres. É a cultura machista, expressa numa sexualidade vivida como um exercício de poder e dominação, e não como um jogo onde o amor é compartilhado, a causa da gravidez forçada muitos e, portanto, de muitos abortos. É a cultura machista que devemos analisar e superar se quisermos evitar o aborto.

Site Meter