quinta-feira, julho 12, 2012


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES 
À ENTREVISTA Nº 56 SOBRE O TEMA: “HOMOSSEXUALIDADE” (1)


Sodoma e Gomorra

Sodomita é, vulgarmente, sinónimo de homossexual e em muitas leis ainda se fala sobre o crime de "sodomia" quando se refere à conduta homossexual. A partir da própria linguagem, e com uma frequência incrível, que referem-se os "acontecimentos” nas cidades bíblicas de Sodoma e Gomorra (Gênesis 19) para justificar a homofobia e até mesmo a violência contra gays e lésbicas.

Houve realmente Sodoma e Gomorra? "Sodoma" é derivado da palavra hebraica que significa "queimado" e "Gomorra" a partir da palavra hebraica que significa "esmagado". Num esforço para encontrar qualquer base histórica para esta história bíblica bem conhecida, a National Geographic difundiu as investigações arqueológicas que revelaram os restos de cidades da Idade do Ferro, perto do Mar Morto, que foram arrasadas.

 Segundo os arqueólogos, esses assentamentos humanos poderão ter desaparecido como resultado de invasões de outras cidades inimigas, terramotos, incêndios, ou uma combinação destas três catástrofes. O mais significativo, no entender dos pesquisadores, é que nesta área existam leitos subterrâneos de gases combustíveis, o "enxofre" bíblico, o que sugere que um incêndio causado por um desastre natural ou outro deve ter causado incêndios surpreendentes, que a memória dos povos nómadas conservou como hecatombes jamais vistas e cujas histórias foram transmitidos oralmente por um largo período de tempo.

Independentemente do que aconteceu nessas cidades ou que essas cidades tenham sido reais ou mitológicas, o relato bíblico questiona os conterrâneos de Lot pela sua falta de hospitalidade para com os "anjos" de Deus, ao invés de acusações homossexuais. Eles são questionados pelo seu "pecado social", não por seu "pecado sexual".


Site Meter