terça-feira, julho 10, 2012


JOANNE ROWLING

Escritores de best-sellers há muitos, do místico Paulo Coelho ao romântico-açucarado do Nicholas Sparks. Por serem capazes de mobilizar legiões de leitores fiéis, acabam por deter um poder crescente no cada vez mais comercial mundo do livro. Nenhum deles, porém, chega aos calcanhares desta inglesa que passou anos a escrever em cafés, antes de revolucionar a literatura juvenil com a saga em sete volumes do feiticeiro Harry Potter, um dos maiores êxitos editoriais de todos os tempos. Os números são esmagadores:

 - Cerca de 400 milhões de livros vendidos à escala planetária, 10 mil milhões de euros gerados pelo conjunto da indústria Potter (incluindo o merchandising e os cinco filmes produzidos em Hollywood), recordes absolutos de encomendas na Amazon e de rapidez nas vendas de cada livro, etc.

Terminada a série, resta saber o que vai Rowling fazer para se manter na crista da onda, quando não faltam imitadores a criar sucedâneos do rapaz de óculos redondos, a ver se lhes sai a sorte grande.

O que nos ensinou: numa época em que o marketing dita as regras, quem tem uma fórmula de sucesso é rei.

Site Meter