segunda-feira, julho 09, 2012


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
À ENTREVISTA Nº 55 SOBRE O TEMA:
“JESUS FEMISTA” (5)


Feminismo: uma ética

O feminismo é um conjunto de teorias sociais e culturais, práticas políticas, propostas de ética, motivadas pela recusa às desigualdades e injustiças decorrentes da cultura patriarcal em que a humanidade viveu durante milhares de anos e em que o masculino sempre foi privilegiado sobre o feminino.

O Feminismo acredita que as diferenças de sexo não devem conduzir a injustiça de género e, portanto, lutar pelos direitos das mulheres em todas as áreas e o mais intocado deles todos que é a sexualidade. O Feminismo cria um ponto de vista, diferente novo e positivo de ver o mundo e estar no mundo.

Nem todas as mulheres são feministas mas todas as feministas são mulheres. O feminismo não é apenas um tema, um problema ou uma questão de mulheres e para mulheres. O feminismo é uma proposta radical para toda a sociedade a desenvolver-se na direcção certa, para que haja mais democracia e para se respeitarem, verdadeiramente, os direitos humanos.

A partir do século XIX o feminismo começou a ganhar espaço na consciência das mulheres em todo o mundo. O século XX foi chamado por muitos como "o século das mulheres", porque neste século o feminismo ganhou inúmeras expressões e simpatia em todos os países e em todos os campos. Também no campo da teologia cristã, onde há uma extraordinária riqueza de pensamento.

Site Meter