quarta-feira, agosto 22, 2012

ENTREVISTA FICCIONADA
 COM JESUS Nº 62 SOBRE O TEMA: 
“O SENHOR É DEUS”




RAQUEL - A unidade móvel de Emissoras Latinas mudou-se para o cimo do cume do Monte Tabor. Galileia, verde e esplêndida, a nossos pés. Acredita-se que foi aqui o lugar escolhido pelo senhor para se transfigurar diante de seus discípulos. Bom dia, Jesus Cristo.

JESUS - Bom dia, Raquel. Shalom!

RAQUEL - Apesar de ter mil perguntas pendentes, não posso evitar mais a que nossa audiência tanto espera. Quem é o senhor?

JESUS - Eu?... Eu sou Jesus.

RAQUEL - Alguns disseram que o senhor veio de outro planeta. Que é um extraterrestre.

JESUS - Extraterrestre?

RAQUEL - Não sou eu quem diz isso, mas escritores como J.J. Benítez que cavalga no cavalo de Tróia. Disse que na sua morte um disco voador veio recolhê-lo e o levar de volta à galáxia de onde veio.

JESUS - No meu tempo também escreviam contos, como o da Arca de Noé. Mas até as crianças sabiam que eram apenas isso, contos. Eu nasci nesta terra que estamos pisando. Não vim de nenhuma estrela.

RAQUEL - Nas entrevistas anteriores, o senhor deu-nos detalhes de seu nascimento, de seus pais. Mas, sejamos sinceros, ainda não nos esclareceu sua verdadeira identidade. Quem é o senhor, Jesus Cristo?

JESUS - Uma vez eu fiz essa pergunta a Tiago, a João e a Pedro... Quem o povo diz que eu sou? Uns que és o profeta Elias, outros que és o profeta Jeremias. E vocês? – Que dizem que eu sou? Tu és o Messias, o que vai libertar nosso povo.

RAQUEL - O senhor se considerava o Messias esperado?

JESUS - Eu sentia um fogo no meu coração... As palavras queimavam, se amontoavam na minha boca... Quando fui baptizar-me com João, no Jordão, não tinha ideia de até onde Deus me levaria.

RAQUEL - Mas nessa idade o senhor já conhecia sua vocação, sua missão divina? Ou não?

JESUS - Como ia conhecer, Raquel? A gente sabe do caminho quando vai caminhando.

RAQUEL - Mas perante Caifás, no Sinédrio, aí sim, tinha o filme claro, não é verdade?

JESUS - Que filme?

RAQUEL - Desculpe a expressão... quero dizer, que quando Caifás o interrogou, o senhor reconheceu que era o Messias. Ou não?

JESUS - Eu disse-lhe que sim, que o Reino de Deus tinha chegado.

RAQUEL - Mas Caifás não falou só do Messias. Perguntou-lhe se o senhor era o Filho de Deus. E o senhor também disse que sim.

JESUS - Claro, Raquel, todos somos filhos de Deus. Tu também és filha de Deus. Todos os teus ouvintes.

RAQUEL - Estou me referindo à sua natureza divina, e não creia que desta vez vai escapar. Tenho até a data. No Concílio de Calcedónia, ano 451, o senhor foi definido.

JESUS - Como assim fui definido?

RAQUEL - O senhor é uma pessoa em duas naturezas, uma divina e outra humana.

JESUS - E o que isso quer dizer?

RAQUEL - Vou dar-lhe um exemplo. O senhor, como homem, não conhecia a teoria da relatividade de Einstein. Mas como Deus sim, porque Deus sabe tudo.

JESUS - Que estranho, como se pode saber e não saber algo ao mesmo tempo?

RAQUEL - Outro exemplo. O senhor como homem não sabia que Judas ia traí-lo, mas como Deus já sabia.

JESUS - Se eu tivesse sabido o que Judas ia fazer, te asseguro que as coisas teriam sido muito diferentes. Teríamos regressado a Galileia imediatamente.

RAQUEL - Talvez eu não tenha me expressado bem porque sou jornalista e não teóloga. O que quero dizer é que...

JESUS - Deixa essa ladainha para outro momento, Raquel, e agora vê este vale... Respira o ar...

RAQUEL - Sim, respiro, mas… Os senhores, amigas e amigos ouvintes, estão satisfeitos? Eu ainda não. Por isso terei que continuar lhe perguntando sobre…

JESUS - Depois. Agora, deixa-te transfigurar por esta beleza e irás compreender melhor as coisas.

RAQUEL - Então… Do Monte Tabor e perante uma paisagem realmente maravilhosa, Raquel Pérez, Emissoras Latinas.

Site Meter