segunda-feira, agosto 13, 2012


GABRIELA
CRAVO
E
CANELA

Episódio Nº 165

Um vulto esbelto e audaz, galgava os penedos na noite sem lua. Era Malvina, descalça, os sapatos na mão, o olhar decidido. Hora de moça estar na cama, dormindo a sonhar com estudos e festas, com casamento. Malvina sonhava acordada, subindo os rochedos.

Havia um lugar, cavado na pedra pelas tempestades, larga cadeira face ao oceano, sentavam-se nela os namorados, os pés no abismo. As ondas quebravam em baixo, estendiam brancas mãos de espuma, a chamar.

Ali sentou-se Malvina, contando os minutos, na ansiosa espera.

O pai passara em seu quarto, silencioso e duro. Tomara-lhe os livros, as revistas, buscara cartas, papéis. Só deixara uns jornais da Baía e a dor, a revolta na carne na carne espancada, roxa dos golpes.

O bilhete de amor, “és a vida que volto a encontrar, a alegria perdida, a morta esperança, és tudo para mim., ela guardara no seio.

A mãe viera também, trouxera comida, dera conselhos, falara em morrer. E seria vida, viver entre tal pai e tal filha, dois orgulhos contrários, duas rudes vontades, dois punhais levantados?

Rogava aos santos que lhe permitissem morrer. Ah! para ver cumprir-se o inelutável destino, acontecer a inexorável desgraça.

Abraçara-se com a filha. Malvina lhe disse:

 - Infeliz como você não serei, minha mãe

 - Não digas loucuras.

Não disse mais nada, chegara a hora da decisão. Partiria com Rómulo, iria viver.

Duro como a pedra mais dura, podia romper-se, não dobrar-se, seu pai. Menina na roça, ouvira histórias, casos contados. Dos tempos das lutas, das noites nas estradas com cabras armados, seu pai a mandar. Depois ela vira.

Por uma tolice, gado fugindo rompendo cercas, invadindo os pastos, brigaram com os Alves, vizinhos de terras. Palavras trocadas, vaidades feridas, começaram a lutar. Malvina ainda vira seu tio Aloísio encostado no muro da casa, o ombro a sangrar. Muito mais moço do que Melk, franzino e alegre, era um homem bonito. Gostava dos bichos, dos cavalos, das vacas, criava cachorros, cantava na sala, carregava Malvina, brincava com ela, amava viver.

Era no mês de Junho. Em vez de fogueiras, de busca-pés e rojões, os tiros na estrada, tocaias nas árvores. A face macerada da mãe, assim Malvina a conhecera sempre. Das noites sem dormir. Dos tempos, antes de ela nascer, dos grandes barulhos. De tremer ante Melk, suas ordens gritadas, sua imposta vontade.

Curava o ombro do tio onde a bala raspara. Melk apenas dissera. Por tão pouco voltou? E os cabras?

 - Voltaram comigo…

- O que foi que eu te disse?

Aloísio o fitou, seus olhos súplices, não respondeu. 
( Click na imagem para desfrutar da natureza despida...)

Site Meter