quarta-feira, dezembro 12, 2012


ENTREVISTA FICCIONADA
COM JESUS Nº 91 SOBRE O TEMA:
"VIEMOS DOS MACACOS?


RAQUEL - Sim, me põe no ar… Já estamos no ar?... Amigas, amigos, A minhas costas, as douradas muralhas de Jerusalém. E connosco, nosso convidado especial, Jesus Cristo. Na minha entrevista anterior, lhe mencionei sobre a teoria da evolução. E agora lhe pergunto: o senhor sabe algo sobre isso?

JESUS -  Não, Raquel.

RAQUEL - Pois lhe direi que em 1859, um cientista inglês, Charles Darwin, por certo um homem muito religioso, descobriu o mistério da vida.

JESUS -  E qual é esse mistério?

RAQUEL - Charles Darwin demonstrou que todos os seres vivos, animais e plantas, todos, pertencem à mesma família, nascem de um tronco comum.

JESUS -  Explique-me melhor, Raquel.

RAQUEL Por seleção natural, por tentativa e erro, os seres vivos vão se adaptando ao ambiente, vão se transformando e transformando.

JESUS  O livro de Jó fala da águia, do asno selvagem, do cavalo da água, obras primas de Deus…

RAQUEL Pois todos esses animais, segundo Darwin, descendem uns dos outros, têm uma mesma origem, evoluíram a partir de uma primeira semente.

JESUS  E quem plantou essa semente?

RAQUEL Digamos que Deus semeou a árvore da vida e a árvore cresceu e teve mil ramos diferentes. Em cada ramo e ao longo de milhões de anos, foram aparecendo as mais diversas formas de vida, as diferentes espécies.

JESUS -  Parece uma explicação muito bonita.

RAQUEL - Mas a Bíblia diz outra coisa. A Bíblia diz que Deus criou primeiro as plantas. Depois, as aves. Depois, os peixes. Depois, o gado. Disse que em só sete dias, Deus criou, um após outro, todos os seres vivos.

JESUS - Pois pensando bem, parece-me um prodígio maior tirar mil vidas diferentes de uma só semente que ter que semear mil sementes, uma para cada vida. O que você disse proclama com mais força a glória de Deus.

RAQUEL - Pois se não sabe, lhe direi que há um conflito terrível entre os que defendem a criação, segundo a Bíblia, e os que defendem a evolução, segundo Darwin. O senhor, o que diz? Fé ou ciência?

JESUS - A fé não cabe em nenhum livro, Raquel. E o firmamento tampouco cabe em nenhuma ciência. Quem será tão arrogante para acreditar que sabe tudo?

RAQUEL - Mas, então, com o que ficamos: criação ou evolução?

JESUS -  Raquel, se eu te entendi bem, não foi Deus quem criou a evolução? Não foi Ele que semeou a primeira semente?

RAQUEL - Tem algo que ainda não comentamos e que escandaliza a muitos. Segundo a teoria de Darwin, nós seres humanos também somos um ramo dessa imensa árvore da vida.

JESUS -  E qual é o escândalo?

RAQUEL -  O senhor sabe, Jesus Cristo, quais são nossos primos-irmãos, os parentes mais próximos a nós nessa árvore?

JESUS -   Diz-me quais.

RAQUEL -  Os macacos!

JESUS -  Os macacos?

RAQUEL -  E do que o senhor está rindo?

JESUS -  Acho engraçado… Essa sim é uma boa piada de Deus para que não enchamos a cabeça de vaidade, para que sejamos humildes. Irmãos dos macacos!

RAQUEL - Para muita gente é um insulto esse parentesco.

JESUS -  Não entendo, pois não é o mesmo Deus o que criou aos macacos e a nós e a tudo o que respira sobre a terra? Então? Todos nascemos de suas mãos. Na verdade, eu não conhecia o que você me contou, mas…

RAQUEL - E agora que conhece, qual a sua opinião sobre a teoria de Charles Darwin?

JESUS -  O rei Salomão foi um grande sábio. Mas, no  que disse esse homem há mais sabedoria que em Salomão.

RAQUEL - E vocês, amigas e amigos, o que opinam? Ficam com Darwin ou com a Bíblia? Ou com ambas as coisas, como disse Jesus Cristo? Esperamos seus telefonemas. Raquel Pérez. Emissoras Latinas. Jerusalém.

Site Meter