domingo, dezembro 16, 2012


HOJE É DOMINGO
(Da Minha Cidade de Santarém)


De Pé, Cabeçudo, Tagarela e Nu


Claro que estou a referir-me ao homem, nosso antepassado, naquilo em que de essencial ele se distingue dos outros macacos.

Hoje, continuamos de pé, cada vez mais altos, com tendências para sermos mais cabeçudos, imensamente mais tagarelas e embora vestidinhos, às vezes a preceito, cada vez mais despidos de pêlos que já quase não servem para nada.

De Pé


A posição erecta foi a primeira grande solução para o nosso sucesso sendo nós os únicos que adoptamos em permanência uma verdadeira posição vertical deslocando-nos com facilidade de maneira bípede.

Se nos quisermos comparar, neste aspecto, com os outros primatas que nos estão mais próximos, gorilas e chimpanzés, concluiremos o seguinte:

- No homem, 95% de bipedismo;

- No gorila, 70% de locomoção quadrúpede, 28% de escalada e 2% de bípede;

- No chimpanzé, 50% de locomoção quadrúpede, 40% de escalada e 10% de bipedismo.

No homem o tronco está direito e o centro de gravidade do corpo, situado ao nível da 5ª vértebra lombar, está a prumo com os pés e a coluna vertebral com grande flexibilidade é favorável à manutenção do equilíbrio geral.

A bacia é baixa, larga e orientada de modo a servir de suporte às vísceras.

Os ossos da coxa e da perna, o fémur e a tíbia formam respectivamente, ao nível da anca e do joelho, ângulos favoráveis ao equilíbrio do corpo sobre os membros posteriores.

Ao nível da estrutura do pé temos um dedo grande que se aproximou dos outros dedos e cuja curvatura fez assentar o peso do corpo sobre o calcanhar correspondendo perfeitamente aos imperativos da posição erecta e da locomoção bípede.

E por quê bípede?

O mundo dos macacos que existia até há cerca de 8 milhões de anos com o planeta coberto de florestas, sofreu alterações geológicas que acarretaram mudanças climáticas e por essa razão, em grandes zonas, as árvores deram lugar aos espaços abertos, as savanas e os animais que até aí viviam nas árvores tiveram que arranjar outras soluções e muito provavelmente, grande parte deles, extinguiram-se porque em termos de evolução esse é o desfecho mais provável quando, perante alterações bruscas, a adaptação por ser difícil, não é coroada de êxito.

As árvores eram um refúgio relativamente seguro e bem provido de alimentos e a sobrevivência na savana não foi tarefa fácil.

A posição erecta melhorou consideravelmente a visibilidade no meio das ervas e essa terá sido a primeira grande vantagem da posição vertical.

A segunda foi, sem dúvida, a libertação dos membros superiores para outras tarefas que não a locomoção como, por exemplo, transportar os filhos ou alimentos.

Cabeçudo

O crânio humano é especial e distingue-se pelo seu volume considerável e pela sua abóbada sobre erguida que provoca a formação da testa inexistente nos macacos.

O rosto humano é pequeno em relação aos outros humanóides representando no homem moderno menos de 30% do volume craniano contra 120% no orangotango, gorila e chimpanzé e, por isso, o nosso nariz e queixo são salientes e os maxilares são curtos.

A espécie humana tem em média uma capacidade craniana de 1.300 centímetros cúbicos enquanto que, em média, essa capacidade é de 125, 350, 400 e 500 respectivamente para o gibão, orangotango, chimpanzé e gorila.

É certo que não se pode ligar automaticamente o volume e a massa do cérebro às capacidades intelectuais mas, relativamente aos homens comparados com os outros humanóides, o maior desenvolvimento do nosso cérebro foi a primeira grande “chave” que nos entreabriu as portas do sucesso.

O cérebro é um centro de tratamento de informações compreendendo um bilião de células, das quais 1.000 milhões são neurónios equipados com uma rede inextrincável de fibras ligadas entre si por mais de 500 biliões de minúsculas conexões, chamadas de “sinapses”.

Embora pese apenas 2% da massa corporal revela-se, no entanto, especialmente guloso por energia consumindo alegremente 18% de todo o oxigénio fornecido ao organismo.

É aqui, no cérebro que reside a sede do funcionamento do “espírito” o que permite à espécie humana (homo sapiens, sapiens) atribuir a si própria um lugar especial dentro do mundo dos seres vivos.

(Termina no próximo DOMINGO)

Site Meter