sábado, dezembro 08, 2012

Jóias de ferro, cinzentas e frias...

GABRIELA
CRAVO
E
CANELA

Episódio Nº 159

Até o Dr. Victor Melo, apavorado com as notícias chegadas do Rio apontando a sua reeleição como improvável, embarcara num Ita para Ilhéus, a renegar essa insubmissa gente do cacau.

Abandonando o consultório ele, elegante, onde tratava dos nervos das senhoras blasés, deixando saudosas as francesas do Assírio, as coristas da companhia de revista, não sem antes reclamar, na Câmara, a Emílio Mendes Falcão, seu colega de Partido Republicano, deputado por São Paulo:

- Quem é esse seu parente que resolveu disputar minha cadeira em Ilhéus? Um tal de Mundinho, você conhece?

 - É meu irmão, o mais moço. Também já soube.

Alarmou-se então o deputado pela zona do cacau. Se era irmão de Emílio e Lourival, sua eleição e – pior! – seu reconhecimento corriam realmente perigo. Emílio informava:

 - É um maluco, largou tudo aqui, foi-se meter naquele fim do mundo. De repente, aparece candidato. Anda dizendo que virá para a Câmara com o único fim de apartear meus discursos… - Riu e perguntou: - Porque você não muda de Distrito Eleitoral? Mundinho é um menino terrível. Capaz de se eleger.

Como ia mudar? Era protegido de um senador, seu tio por parte da mãe, abocanhara aquela vaga no 7º distrito eleitoral da Baía. As outras estavam todas ocupadas. E quem queria ir trocar com ele, concorrer com um irmão de Lourival Mendes Falcão, grão – senhor do Café a mandar no Presidente da República? Embarcou às pressas para Ilhéus.

João Fulgêncio concordava com Nhô –Galo: o maior benefício que o deputado Victor Melo poderia fazer à sua candidatura era não ter vindo a Ilhéus. Tratava-se do tipo mais antipático do mundo.

É um vomitório… - dizia Nhô Galo.

Falando difícil, discursos pontilhados de termos médicos (os discursos dele fedem a formol) explicava João Fulgêncio, com uma voz de enjoo, adamado, uns paletós esquisitos, com cintura, teria gozado fama de invertido não fosse tão atirado às mulheres.

É Tonico Bastos elevado ao cubo – definia Nhô-Galo.

Tonico andava com a esposa pela Baía, a passeio. Esperando que a cidade esquecesse por completo sua triste aventura. Não queria envolver-se na campanha eleitoral. Os adversários podiam explorar o seu caso com Nacib.

Não haviam pregado na parede da sua casa em desenho a lápis de cor onde ele era visto a correr em cuecas – infâmia, saíra de calças! - a gritar socorro? Com versos sujos, de pé quebrado, em baixo:
... ... ... ... ... ... ...
… … … … … …

- Tu és bem casada?
- Eu sou é amigada
  E levou bofetada
 O Tonico Pinico

Quem esteve também para levar bofetadas, se não um tiro, foi o deputado Dr. Victor Melo. Com seu ar de galã, seu torcido nariz, sua experiência das senhoras do Rio, nervosas clientes curadas no divã do consultório, apenas via mulher bonita começava a fazer-lhe propostas.

Site Meter