quarta-feira, janeiro 30, 2013


ENTREVISTA FICCIONADA
COM JESUS Nº 96 SOBRE O TEMA:
“O MESSIAS ESPERADO”




RAQUEL -Aqui Emissoras Latinas, de algum lugar do esplêndido vale da Galileia, transmitindo as últimas entrevistas com Jesus Cristo nesta sua segunda vinda à Terra.

JESUS -  Shalim, Raquel!

RAQUEL- Shalim? Sempre me cumprimentava com “Shalom”…

JESUS - Shalim se dizia no meu tempo, em aramaico. Shalom se diz agora em hebraico. É a mesma coisa, estou lhe desejando a paz.

RAQUEL -  Pois diga como quiser, porque paz é o que este mundo mais precisa. O senhor já deve ter percebido. As três religiões que crêem em um só Deus encheram a história da Humanidade de violência. Falo do Judaísmo, a religião de seus pais, do Cristianismo, a religião que o senhor fundou, e do Islamismo, a religião que depois do senhor pregou Maomé.

JESUS -  Insisto, Raquel, eu não fundei nenhuma religião.

RAQUEL - Pois a fundaram sem a sua permissão. Porque aí está e faz bastante barulho.

JESUS - E com que nome invocam a Deus nessa religião cristã?

RAQUEL -  Com qual haveria de ser? Com o seu, Jesus Cristo. Por isso eu o chamei assim em todas as entrevistas, Jesus Cristo. O senhor não é por acaso o Cristo, e o Cristo não é o messias, o libertador?

JESUS - Escuta, Raquel. Durante um tempo, meu povo esperou um ungido, um messias, alguém que se pusesse à frente e acertasse as coisas neste mundo. Que rompesse o jugo dos tiranos, que fizesse justiça aos pobres. Primeiro, o imaginavam a cavalo, como um grande guerreiro. Depois, como um servo sofredor. E então…

RAQUEL -  E então chegou o senhor…

JESUS - Não, chegaram muitos. Antes de mim, lutaram muitos. Desde Moisés até aos macabeus, muitos deram a vida para libertar o povo. Também muitas mulheres, Miriam, Judite, Ester... Tantos profetas que anunciaram um mundo novo.

RAQUEL -  E então, chegou o senhor…

JESUS - Então, alguns foram descobrindo que o Cristo, o Messias tanto tempo esperado, talvez não fosse uma pessoa, mas muitas, muitíssimas.

RAQUEL -  Um messias colectivo?

JESUS - Sim, o povo. Um povo que caminha nas trevas e vê uma luz grande. Essa luz é seu próprio rosto reflectido no rosto de Deus.

RAQUEL -  Confesso-lhe que não entendi.

JESUS - É que o Messias não veio, como pensam alguns, nem virá, como esperam outros. O Messias sempre está presente. Onde sopra o Espírito de Deus, aí está o Messias. Onde dois ou três lutam pela justiça, aí está lutando o Messias.

RAQUEL -  Mas, então, o senhor…

JESUS - Escuta, Raquel. Uma vez o rabino de Nazaré leu o livro do profeta Ezequiel. O profeta estava triste, derrotado, pela miséria em que vivia seu povo… Então, Deus o levou a um campo cheio de ossos e lhe disse: soprarei sobre estes ossos secos e terão vida. E os ossos foram se cobrindo de carne e sangue, e se uniram, e o espírito de Deus entrou neles, e reviveram. Era um povo numeroso, uma multidão incontável, como as areias das praias, como as estrelas do firmamento. Sempre gostei dessa história.

RAQUEL -  E esse povo era o Messias?

JESUS - Foi o que eu entendi. O Messias, o Cristo, são os pobres quando fortalecem os joelhos, são as mulheres quando levantam a cabeça. Um grande corpo que se põe em pé e ressuscita.

RAQUEL -  Mas, então… o senhor?

JESUS - Eu, o quê?

RAQUEL -  O senhor é o Messias, o Cristo, o…?

JESUS - Sou eu, és tu e todos os homens e as mulheres que lutam.

RAQUEL -  Então, Jesus Cristo…

JESUS – Chama-me de Jesus.

RAQUEL -  Pois assim continuaremos chamando-o nas próximas, e já últimas, entrevistas desta cobertura especial de sua segunda vinda. De algum lugar da Galileia e para vocês, ouvintes de Emissoras Latinas, transmitiu Raquel Pérez.

Site Meter