terça-feira, fevereiro 19, 2013


O MESTRE DE AVIS
D. JOÃO I de PORTUGAL
(continuação)


Voltava com o irmão de fazer o reconhecimento das forças castelhanas que apareceram de rompante, rente ao rio, em direcção à capital, que se propunham cercar. Mal completara treze anos, o irmão, Diego Álvares, atingira então a puberdade.

Não era missão cómoda averiguar do número, qualidade e moral da gente que desabava sobre Lisboa. Um passo em falso, e esmagaria ao imprudente o poder deste mundo e do outro, como sempre quando investia o leão de Castela.

Ofereceram-se os dois irmãos. E lá foram. Na idade deles, em cima de bons cavalos galgazes, tinham de passar, e passaram de longe e ao perto fugidios que nem centauros. Viram tudo sem que ninguém os visse. Pelo menos sem que os embargassem.

Voltaram com notícias amplas e exactas do inimigo e Dª Leonor, que admirava a coragem e o garbo, havendo gostado de Nuno, criado até ali em casa do Prior com grande viço, pediu licença ao rei para tomá-lo como pagem. Que não lhe concedia o rei enamorado e coração de cera? Ele, por sua vez, tomou Diego Álvares, para que não ficasse a chorar.

Nuno passou a viver debaixo da telha real. A sua ocupação era exercitar-se no manejo das armas. No intervalo lia, que aprendera algumas letras com o capelão, lia ou ouvia ler romances de cavalaria e, naquelas idades, em que tudo o que é singular fala à imaginação e seduz a vontade generosa, nos altares jurou ao Deus dos cavaleiros do Santo Graal, ficar casto e jamais olhar para mulher que não fosse para defesa da sua honra ou de causa justa.

Mas o seu pai, o Prior do Hospital, homem prático, é que não esteve pelos ajustes. Com um rebanho de filhos e filhas, dote a uma, prenda a outra o que ficava do seu património era pouco.

Soube que havia entre Douro e Minho, uma dona que acabara de enviuvar, rica, com terras, honrada e de boas manhas. Não foi fácil vencer as resistências de Nuno, pouco apegadiço ao mulherio e fiel aos juramentos de castidade feitos ao Deus dos cavaleiros do Santo Graal.

Mas em casa da viúva os dobrões mediam-se à rasa e isso era o principal para o Prior, paternidade previdente e olho atilado, mandou-lhe um alcoviteiro para acometê-la para o filho. Tão bem se desempenhou o homem, comendador da Flor da Rosa que obteve a aquiescência da viuvinha, Dª Leonor de Alvim, filha de algo.

Nuno recusou, fiel às juras feitas mas o Prior, que em cada terra por onde passava, punha um filho, como o cuco põe os ovos e tinha mais amantes do que cabelos na cabeça, no foro íntimo devia rir-se do anjinho do filho mas, o sorriso, porém, nunca aflorou aos seus lábios de político astucioso provavelmente, descobrindo no filho um porfiado e sisudo Aristides, homem antes quebrar do que torcer e muito pouco para graças.

Recorreu a tudo quanto foram pessoas influentes e amigas íntimas de Nuno e tanto malharam, uns de uma banda, outros de outra, tanto azoinaram o moço, que levaram a água ao seu moinho e foi em Bonjardim, terra da Ordem do Hospital, que Nuno, ia completar dezassete anos, conheceu a boa da mulher e, ó maravilha, topou-a como a mãe a botara ao mundo, donzela que não dona, por incapacidade física, ao que se veio a dizer, do Barroso, primeiro marido.

Entraram em suas terras de Entre-Douro-e-                                   Minho. A casa era rica de tudo e servida, sem falar dos servos da gleba e vilões de todo o jaez, quinze escudeiros e trinta homens de pé, gente que fazia gosto ver pau para toda a obra. Além disso, solar mais buliçoso que o próprio paço.

Site Meter