segunda-feira, fevereiro 18, 2013


O PAÍS
DO
CARNAVAL

Episódio Nº 25


Pedro Ticiano esganava-se:

 - Não duvido. Pode consolar. Mas quem procura consolo são os fracos, os medíocres, que não podem lutar com a vida sozinhos e precisam de Deus.

 - Eu confesso que sozinho fracassarei…

 - Qual nada! Você procura o sentido da sua vida, não é? Muito bem. Isso é uma coisa inteiramente cerebral. Você procura “coisa superior”, essa “finalidade” porque você não está satisfeito com o que existe… Você não quer se consolar… A sua questão é de cérebro e não de coração…

 - Engano seu. A questão é muito mais de coração do que de cérebro. E, fique certo, o pouco de cérebro que há em nós é que nos afasta da Felicidade… Ricardo será infeliz no amor porque irá notar os menores defeitos da esposa, a sua pouca estética ao fazer a comida ou a varrer a casa.

Rigger, na religião, criticaria a falta de poesia d3ec algumas orações e o excesso de outras.

 - Pronto, você apoiou o meu ponto de vista. Se vocês fossem iguais a todos os outros, achariam a Felicidade em qualquer parte. Na religião, no amor, no trabalho, em qualquer coisa. Mas, como vocês são superiores, não a encontrarão nunca. A Felicidade pertence somente aos “burros” e aos “cretinos”.

“Felizmente”, nós somos infelizes.

O Gomes entrara. Servira de testemunha num processo de defloramento. Um amigo seu fizera “mal” a uma moça e ele, para que o amigo não casasse, fora à Delegacia dizer que a “pobre” moça não valia um cracol.

 - E não valia mesmo, não?

 - Sei lá! Sei que o outro é meu camarada!

 - Animal!

Gomes contava, risonho, o que lhe sucedera. O delegado, um estúpido, quisera que ele jurasse, com a mão sobre a Bíblia, que só falaria a verdade. Andaram procurando uma Bíblia. Não encontraram.

Trouxeram um “ Adoremus”. O delegado mandara que ele jurasse. Aí, pessoal, ele sapecara…

 - O quê?

 - O senhor disse que eu devia jurar sobre a Bíblia. Não tem uma Bíblia, o senhor traz um Adoremus. Se não encontrasse o Adroemus o senhor mandaria eu jurar sobre o Primeiro Livro de Felisberto de Carvalho, não é?

Riram.

 - Que tal? Boa?

 - Boa! Muito boa mesmo…

Saíram. No canto da porta uma preta vendia amendoim torrado e roletes de cana.

O Gomes parou para comprar amendoim.

 - Isso é indigno do director comercial de um jornal…

 - Vá plantar favas!

Despediram-se.

 - Você aparece à noite, Ticiano?

Site Meter