quarta-feira, fevereiro 27, 2013


O TEMPO

Cito o maior cineasta português, Manoel de Oliveira, que com mais de cem anos, profere esta frase tão simples e óbvia como tocante de humildade e de verdade:
- «Em casa falta-me espaço e na vida falta-me Tempo» e eu digo que, se calhar, Deus é o Tempo.
É verdade, se eu tivesse que indicar uma qualquer entidade que correspondesse ao conceito de Deus, no seu significado de criador da vida, essa entidade, para mim, só poderia ser o Tempo porque, de facto, foi ele que a gerou.

Quando, no início da Terra, apareceu uma molécula à qual os cientistas chamaram de Replicador pela extraordinária capacidade de fazer cópias de si própria dando começo ao longo processo de evolução da vida, a probabilidade de ela ter surgido era tão remota como a de sair a qualquer um de nós, o Jackpot do Euromilhões.
Mas, o Planeta Terra esperou, esperou dezenas de milhões de anos porque Tempo era aquilo que não lhe faltava.
É este Tempo, que se revelou como a verdadeira “chave da vida”, de que Manoel de Oliveira se queixa que lhe falta, o que parece irónico quando se trata, talvez, do mais idoso português.
 Mas, no que ao Tempo diz respeito, só o planeta Terra tem o seu exclusivo… É todo dele. E é pena porque o património da humanidade seria muito maior se a alguns de nós, Manoel de Oliveira incluído, lhes sobrasse um pouco mais de tempo. 
E como seria muito mais rico o património da humanidade se para alguns, pelo menos a alguns que podemos apontar a dedo, tivesse sobrado um pouco mais de tempo de vida… mas parece que entre nós, o Planeta Terra tem o monopólio exclusivo do Tempo e não o reparte com ninguém.

Portanto, há algo de verdadeiro na afirmação de que foi o Tempo que gerou a vida e continuou a ser o Tempo que a fez e fará evoluir, até quando? … Mais uma vez é um segredo do Tempo que ele revelará a seu tempo e isto, para mim, que não partilho da convicção da fé, é o que mais se aproxima de Deus.

Uns dizem: “Só Deus o sabe”, e eu direi: “Só o Tempo o sabe" 

Site Meter