terça-feira, março 05, 2013


D. SEBASTIÃO E A SUA
CRUZADA
A ALCÁCER – KIBIR
(continuação)




Oferecia-se demais para assinar um tratado de paz e de boa vizinhança com o príncipe cristão e, para que não houvesse mais embargos, até um hinterland, com autonomia própria deixava ao “perro do xerife, perro pagão e desleal”. O essencial era que não viesse fazer-lhe guerra, uma guerra torpe, sem justificação, aconselhada por gente sem vergonha nem siso.

Esta carta, tida por uns como um ardil, por outros como expressão de verdade, escondeu-a D. Sebastião do seu Conselho, não desse azo a estorvá-lo de fazer guerra ao mouro com condições de paz tão sedutoras.

Entretanto por todo o Marrocos tocava-se a rebate, e do formigueiro das cidades, aduares (aldeias mouriscas) até o Atlas, saíam árabes de cavalo e a pé, em corcel e de jerico, armados de trabucos ou de lanças, de chuços ou simplesmente de fueiros, a defender a terra-mãe.

Quando D. Sebastião se pôs em marcha a caminho de Alcácer-Kibir, era uma multidão inumerável, muitas vezes superior aos portugueses, em que não faltavam as melhores armas e a melhor artilharia para o tempo, enviada, consoante informações emanadas do Papa, pela rainha de Inglaterra, a fiel aliada de sempre.

Em suma, um campo de cinco ou seis léguas mostrava-se tão ocupado de inimigos que não se enxergava um palmo de terra. Na relação da batalha, feita pelos árabes, o exército mouro compor-se-ia de 26.000 homens a cavalo dos quais 1.000 eram turcos, e 16.000 infantes, dos quais trezentos andaluzes.

Admitindo ainda este cômputo, sempre era maior que o exército português.

As tropas, segundo as ordens do rei, que prevaleceram a toda a contradita do seu Estado-Maior, puseram-se em marcha pela terra dentro, quando podiam-no fazer pela fímbria da costa, desaproveitando-se do apoio que lhe podia prestar a frota, e da frescura marinha, tão apreciável com a canícula que abrasava o céu e terra naquele pino do Verão.

Mas procedia-se, como sempre, ao invés do espírito prático, da lógica, da razão e até da elementar humanidade. D. Sebastião mostrava-se excitadíssimo, trabalhado pelo enervamento, sem tom nem som, incapaz de pôr acerto nas palavras e nas obras, como é próprio dos epilépticos, sujeitos a tensão.

Ao vê-lo assim, dementado, procedendo em contra do bom senso, tendo mesmo mandado executar um soldado por um pecadilho, zorato (doido) de todo, pensaram alguns que lhe eram mais próximos em prendê-lo.

 - Este homem está louco e arrasta-nos à perdição – exclamou em voz alta o barão de Aleito. – Prendemo-lo!?

 - Para o prender é tarde, senhor! – respondeu-lhe Frei João da Silva, eclesiástico de grande influência, irmão do Bispo do Porto.

 - Melhor é tarde que nunca!

 - E os validos e lisonjeiros que o cercam? Deixariam eles?

 - Pois então, Padre-Nosso pelo rei, pelo reino e pelos vassalos!

Retardado pela muita carriagem, acampou o exército a 29 de Julho sobre Ued-er-Rehe, no sítio chamado os Moinhos, a umas 3 léguas de Arzila.

No dia 30 e 31 botou até El Menara onde se tornou patente o absurdo que havia em dirigir a marcha através dos areais com o sol a escaldar.
(continua)

Site Meter