Estes Olhos Verdes...
Lembram-se destes olhos verdes que deram a volta ao mundo na capa de uma das revistas da National Geographic.
Olhos profundos, exóticos, acusadores, há muito escondidos atrás das grades de uma burca, envelhecidos precocemente na escuridão de um tecido negro e bafiento.
Um dos espectáculos mais tristes que se pode ver nas ruas, hoje em dia, é a imagem de uma mulher coberta da cabeça aos pés por um trajo preto, sem graça, perscrutando o mundo através de uma minúscula abertura.
Se qui séssemos citar um exemplo de opressão religiosa dos nossos dias, a burca viria em primeiro lugar e eu agradeço viver nesta parte do mundo que me poupa a esse triste espectáculo.
Quando uma cultura consegue absorver um comportamento destes e mantê-lo ainda hoje, para não citar a morte por apedrejamento - sentenças de morte por lapidação, quase sempre de mulheres e por comportamentos ofensivos à religião – diz bem do perigo que as religiões representam para a humanidade.
Olhemos para esta fotografia e meditemos neste assunto que só não é nosso porque nascemos aqui, mas é da humanidade e está na lista dos extremistas islâmicos que mataram milhares de pessoas atirando aviões contra as torres gémeas em Nova Iorque na sua guerra contra o mundo.
<< Home