quarta-feira, maio 08, 2013


Zé Camarão cantando com a voz mais triste...
JUBIABÁ

Episódio Nº 10





Terminava debaixo de aplausos:



Zombei de moços e velhos
Zombei também de meninos
Hoje chegou o meu dia
Vou cumprir o meu destino

Vinha mais um samba. Bem saudoso, cantado com a voz mais triste de Zé Camarão:

Vou-me embora desta terra
Que só tem mulher malvada
Vou-me embora desta terra
Levando uma saudade…

As mulheres gritavam.

 - É tão bonito…

- Triste de fazer dó…

Uma mulher de barrigão, grávida de muitos meses, contava a outra a sua história, sobriamente:

 - Enquanto eu era bonita ele gostava de mim. Não havia presente que não me desse. Disse até que ia casar no padre e no juiz…

 - No padre e no juiz?

 - Sim, minha filha… Homem quando quer enganar é pior que o Sujo…

Prometeu um mundão de coisas… Eu feito besta acreditei nele… Levámos por aí uma vida ordinária… Me encheu deste jeito… Tive que trabalhar e amarelei, perdi a cor, ele foi embora com uma cabrocha vagabunda que vivia abrindo os dentes para ele…

Por que você não faz feitiço para ele voltar?

 - Pra quê? Estou cumprindo o meu destino… O destino é Deus quem dá…

 - Pois olhe: eu se fosse você fazia feitiço pelo menos para doença na bicha que levou seu homem… Então, vê lá… Uma mulher leva meu homem e fica assim… Igual a nada? Fica não, meu amor… Botava feitiço, dava lepra nela e ele voltava direitinho… E com pai Jubiabá que bota tão bem, feitiço tão forte…

- Pra quê? Destino é coisa feita lá em cima – apontava para o céu. – A gente já vem com o seu para o mundo, tem de cumprir… Esse que está aqui dentro – mostrava a barriga enorme – já tem o dele prontinho…

A velha Luísa apoiava:

 - Tem razão, minha filha. É isso mesmo…

A conversa generalizava:

 - Pois olhe: você conhece Gracinda, uma morena que mora no Guindaste dos Padres?

Uma mulherzinha conhecia:

- Não é uma sem dentes, feia como um jaracuçu?

 - Essa mesmo… Pois olhe, com aquela cara toda tomou o homem da Ricardina que é um mulherão… Feitiço forte que Jubiabá fez…

O feitiço ela fez foi na cama – riu o mulato.

Site Meter