quinta-feira, maio 09, 2013


JUBIABÁ

Episódio Nº 11


 - Diz também que Balbino morreu foi de feitiço, gente…

 - Foi nada… Aquele morreu foi de ruim que era… Ruim como as cobras.

Um negro, velho, gordo, que raspava a sola do pé com um canivete, contou em voz baixa:

 - Vosmicês, sabem o que ele fez com o velho Ezequiel? Pois foi coisa de arrepiar o cabelo… Vosmicês sabem que o velho era um homem direito… Homem sério até ali. Eu conheci ele muito, trabalhamos junto de pedreiro. Um homem direito… Não havia dois na terra.

Mas um dia teve a má sorte de defrontar com o Balbino. O coisa ruim se meteu de amigo do velho só para levar a filha dele. Vosmicês se lembram da Rosa. Eu bem me lembro… Era a cabrocha mais linda que eu olhei com esses olhos que a terra há-de comer.

Pois Balbino se meteu de namoro com ela, só falava em casar…

A mulher grávida disse:

 - Igualzinho ao que Roque fez comigo…

 - Chegaram a acertar o dia… Mas não vê que o velho Ezequiel foi trabalhar. Nesse tempo ele estava no cais do porto… Tinha um vapor para carregar…

Balbino com parte de noivo entrou pela casa a dentro, levou a Rosa para mostrar o enxoval que estava guardado no quarto do velho. Derrubou ela na cama e ela disse que gritava e não queria.

De formas que ele deu nela até que a deixou rebentada mesmo, cheia de sangue que nem assassinada. E ainda teve a calma para abrir a mala do velho e tirar o dinheiro que tinha lá, a miséria de cinquenta mil reis que era para a festa do casamento.

Quando o velho chegou virou doido. Aí Balbino que não era mesmo homem, só tinha era garganta, ficou com medo do velho. Passou escondido até que um dia reuniu mais dois e pegaram Zequiel no escuro. Deram no velho de matar… Nem foi preso. Diz que tinha protecção de gente alta…

- Diz que mesmo… Um dia um soldado deu nele e prendeu ele. Sabem o que aconteceu? Balbino foi solto, o soldado comeu cadeia…

 - Diz que ele vivia dizendo onde tinha candomblé prá polícia fechar…

Ninguém havia reparado na chegada de Jubiabá. O macumbeiro falou:

 - Mas ele morreu de morte feia…

Os homens baixaram a cabeça, bem sabiam que eles não podiam com Jubiabá que era pai de santo.

 - Morreu de morte feia. Nele o olho da piedade vazou. Ficou só o da ruindade. Quando ele morreu o olho da piedade abriu de novo.

Repetiu:

 - O olho da piedade vazou. Ficou só o olho da ruindade…

Então um negro troncudo chegou para perto de Jubiabá:

 - Como é, pai Jubiabá?

 - Ninguém deve fechar o olho da piedade. É ruim fechar o olho da piedade… Não trás coisa boa.

Site Meter