sábado, julho 27, 2013

Um campeão... um campeão...
JUBIABÁ

Episódio Nº 69




Depois que desarmou o soldado largou a navalha e esperou Osório na escuridão. Vinha gente, homens e guardas e mais soldados. Osório se atirou em cima de Balduíno e recebeu 
um daqueles socos pesados do negro.

Ficou estatelado no chão. Um gringo que apreciava a luta puxou António Balduíno:

 - Vá embora que vêm muitos soldados. Bom soco… Depois eu quero encontrar você…

O negro levantou a navalha e abriu para os lados da casa de Maria dos reis. Estava em tempo, pois de todos os cantos iam chegando soldados que ao verem o companheiro ferido começaram a distribuir socos. E o barulho generalizou-se.

Maria dos Reis escondeu António Balduíno no seu próprio quarto, sem que a mãe, que dormia, visse. E quando pela madrugada o negro saíu, o corpo de dos Reis ainda era macio e quente, mas não era mais virgem. Tinha sido melhor que Oxalá, o maior dos santos.

Foi na “Lanterna dos Afogados” que, dias após, o negro António Balduíno encontrou o gringo que o ajudara a fugir. Ia entrando com o Gordo quando ouviu aquele psiu! Era o gringo.

 - Estou lhe procurando há muito tempo, desde aquele dia, Andei por todo canto sem o achar. Onde se meteu?

Puxava cadeiras, oferecia cigarros. Sentaram-se. Balduíno agradecia:

 - Se não fosse o senhor, naquele dia, eu levava uma surra danada dos soldados.

 - Bom soco aquele… bom soco…

O Gordo que não tinha estado presente perguntou:

 - Qual soco?

 - O que ele deu no soldado… Per la Madona, que foi um belo soco…

Pediu cerveja.

 - Você já lutou boxe?

- Não. Eu sei é capoeira…

 - Pois você se quiser pode ser um campeão…

- Campeão?

 - Per  la Madona, eu juro… aquele soco… Formidável.

Ficou olhando para as mãos enormes do negro. Apalpou os ombros, os braços de António Balduíno:

 - Um campeão… um campeão…

Falava como quem tinha saudades de outros tempos.

 - Basta querer…

António Balduíno queria

 - Como?

 - Pode até lutar no Rio, depois e talvez na América do Norte…

Bebeu o copo de cerveja:


 - Eu já fui treinador, há muito tempo…

Site Meter