Dmitri Chostakovich |
A Evolução Para Todos
As Artes Vitais
(continuação)
A Música
Estas afirmações relativas
à dança também se aplicam à música, que, como é evidente, acompanha
invariavelmente a dança.
Há cientistas, Geoffrey
Miller, que tentam explicar a música, bem como todas as formas de arte, como
uma exibição sexual praticada principalmente por homens com o objectivo de
atrair mulheres.
Não é isso que parece
evidente? Que falta ainda explicar? Muitas mais coisas, dizem outros cientistas
como Steve Brown.
Nas culturas tradicionais
é raro a música assumir a forma de jovens a pavonearem-se à frente de mulheres.
Pelo contrário, a música verifica-se em muitos outros contextos que têm a ver
actividades dos grupos.
A descrição mais
abrangente numa sociedade de caçadores-recolectores deve-se ao musicólogo Simba
Arom em relação aos pigmeus aka da África Central,
A sua música consiste pelo
menos em vinte e quatro categorias distintas, demarcadas por diferenças de
ritmo, escala, tipo de instrumentos e conjunto de executantes.
Cada categoria está
estritamente associada a um contexto social e é executada apenas nesse contexto
– por exemplo, «propiciação para uma caçada colectiva» ou «funeral».
Cada uma dessas categorias
de música é imediatamente reconhecida pelos Aka que se lhe referem, na sua
língua, pelo contexto social correspondente (por exemplo, «música para
funeral»).
Steve conclui que «nas
populações caçadoras-recolectoras como os pigmeus Aka, a música é um componente
essencial de rigorosamente todas as actividades sociais, e não necessário um
grande esforço de imaginação para acreditar que o mesmo deve ter sido válido
para os nossos antepassados hominídeos.
Do ponto de vista afectivo
e motivacional a música é um tipo de estimulante emotivo e, na medida em que
faz parte da experiência de um grupo durante eventos rituais, essa estimulação
promove a sincronização da emoção, da motivação e da acção desse mesmo grupo.
A Sétima Sinfonia de
Dimitri Chostakovich, composta no início do cerco a Leninegrado transformou-se
rapidamente num importante símbolo internacional da resistência do povo russo
perante a ameaça nazi.
Os relatos da época
atribuem a esta sinfonia o mérito de ter dado tanto aos cidadãos como aos
soldados de Leninegrado a força moral necessária para resistir ao cerco.
Esta peça musical foi de
tal modo importante para o moral do povo que os soldados da linha da frente que
tinham formação musical foram transportados da frente da batalha até à sala de
concertos para executarem a Sinfonia que seria transmitida em directo pela rádio
no momento mais duro do cerco, a 13 de Agosto de 1942.
(continua)
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