quinta-feira, novembro 28, 2013

Evolução 
Para Todos


As Artes Vitais



A Música
(continuação)

A sinfonia seguinte de Chostakovich foi um lamento pela morte e pelo sofrimento dos seus compatriotas em Leninegrado e noutros lugares.

«Do princípio ao fim, a obra é uma expressão de desespero e horror. É interessante que a Oitava Sinfonia tenha sido condenada na Reunião de 1948 do Comité Central do Partido Comunista pela sua visão demasiado catastrofista da guerra e pela utilização geral, por parte de Chostakovich, de “distorções formalistas»

A música é importante, tanto para nós como para os nossos antepassados remotos. Poder-se-iam tirar muitos exemplos de que assim é, retirados também da vida americana, da música de protesto dos anos 60 à música assustadora e arrepiante das campanhas de ataques políticos de agora.

A quantidade de tempo e dinheiro que despendemos a despejar música para os ouvidos constitui uma indicação do quanto precisamos de estímulos externos para dominar os nossos pensamentos e emoções.

Antes de existirem os auscultadores e os iPodes, esses estímulos provinham de outros membros do nosso grupo.

O que dissemos sobre a dança e a música aplica-se igualmente às artes visuais.

Quando pensamos estritamente na sobrevivência e na reprodução, parece intrigante as pessoas passarem tanto tempo a decorarem os seus utensílios ou a produzir objectos sem qualquer finalidade utilitária.

É que, a principal adaptação humana é exactamente no sentido dos nossos comportamentos serem adquiridos cada vez menos directamente dos nossos genes e cada vez mais a partir de outras pessoas.
(continua) 

Site Meter