sábado, novembro 30, 2013

Evolução para Todos
(Davis Slown Willson)


 Não Sei como isto funciona

Na história do Feiticeiro de Oz, na parte final, o feiticeiro parte no balão e a menina suplica-lhe que volte. «Não posso” responde ele numa voz que se perde ao longe. «Não sei como isto funciona!»

Esta frase podia ser aplicada para a nossa actual compreensão de nós mesmos e a explicação evolutiva constitui um esforço muito recente nesse sentido, algo que se desenvolveu pelo meio da evolução genética e leva pequenos grupos a organizarem-se em unidades coordenadas.

Uma aldeia é uma associação tão perfeitamente natural que parece constituir-se a si própria.

Pense no seguinte:

Tanto quanto sabemos, descendemos todos de uma pequena população que se espalhou a partir de África há cerca de 70.000 anos e que cobriu o globo, desalojando, á medida que avançava, populações anteriores de Homo e muitas outras espécies.

É isto o “êxito ecológico e a exclusão prévia” referida pelos cientistas Ed e Bert. Podemos celebrá-la ou deplorá-la, mas de uma forma ou de outra ela exigiu uma extraordinária flexibilidade comportamental.

Não se tratou de implementar “planos de guerra” que antes tivessem evoluído geneticamente no continente africano, mas de um processo mais aberto de criar e reter novas adaptações.

Diversificámo-nos em milhares de “modos de vida”, falando línguas diferentes e praticando diversas actividades de subsistência, da colheita de sementes até à pesca da baleia.

Adaptámo-nos a todas as zonas climáticas, da floresta tropical até ao deserto e às paragens gélidas do Ártico.

Invadimos os mares com barcos. Ecologicamente, tornámo-nos o equivalente a centenas de espécies diferentes numas meras dezenas de milhares de anos, em vez de nos milhões de anos necessários para uma irradiação adaptativa comparável por evolução genética.

A nossa capacidade para a cultura fez a evolução avançar à velocidade da luz.
 (continua)

Site Meter