sábado, novembro 23, 2013

Nanotecnologia


Nanotecnologia
 e
Gigatecnologia.




Por oposição à Gigatecnologia – “Giga” significa mil milhões, temos a Nanotecnologia em que “Nano” significa milmilionésimo.

A Nanotecnologia é a construção de coisas que tenham um biolinésimo do tamanho de quem as constrói e a Gigatecnologia é a arte de construir coisas que sejam, pelo menos, 1.000 milhões de vezes maior que o indivíduo que a construiu e esta é uma arte que os nossos engenheiros não dominam.

Os maiores navios de transporte construídos por nós não são muito maiores relativamente aos seus construtores e podemos contorná-los em poucos minutos. Falta-nos a vantagem da “construção exponencial”.

Vejamos, agora, uma construção exponencial. O número de células que se multiplica: de 1 para 2, 4, 8, 16, 32, … e continuando a multiplicar por 2 obtêm-se, desta forma, em 57 gerações 100.000 biliões de células que é exactamente o número de células que tem uma baleia azul, partindo de uma única célula! O homem tem mil biliões.

O que é notável é que as linhagens celulares param de se dividir quando se espera que o façam, de forma a que todas as partes do nosso organismo sejam proporcionadas, uma em relação às outras e quando isso não acontece, quando elas não param de se dividir, dizemos que se originou um cancro. ( As coisas terríveis mas maravilhosas da biologia…)
Do Livro “A Escalada do Monte Improvável” de Richard Dawkins

Site Meter