sábado, novembro 23, 2013

Pediu que ele tomasse conta do seu filho...
JUBIABÁ

Episódio nº 170


Sim, ninguém a possuiu porque todos a compraram. Só o negro António Balduíno, que nunca dormiu com ela, a possuiu e de todas as formas, no corpo virgem da dos Reis, nas ancas que dançavam de Rosenda Rosedá.

Só ele a possuiu no corpo de todas as mulheres que dormiram com ele. Na maravilhosa aventura de amor do negro António Balduíno e da branca Lindinalva, esta foi branca, preta e mulata, foi também aquela chinezinha do Beco de Maria Paz, foi gorda e magra, teve uma voz masculina certa noite no cais, mentia com a preta Joana.

Mas ela não pode ir vestida de virgem, António Balduíno. Amélia está explicando que ela amou Gustavo, que ele a possuiu de verdade, sem a comprar.

Mas António Balduíno não quer escutar e pensa que aquilo é outra intriga de Amélia para o afastar de Lindinalva.


Para ajudar o filho de Lindinalva o negro António Balduíno entrou para a estiva no lugar de Clarimundo que o guindaste matara.

Ia ter uma profissão, ia ser escravo da hora, dos capatazes, dos guindastes e dos navios. Mas se não o fizesse só lhe restaria entrar pelo caminho do mar.

As sombras enormes dos guindastes aparecem no mar. E o mar verde e oleoso chama o negro António Balduíno. Os guindastes fazem escravos, matam os homens, são inimigos dos negros e aliados dos ricos.

O mar faz libertos. Será um mergulho só e terá tempo para soltar a sua gargalhada. Mas Lindinalva acariciou sua cabeça e pediu que ele tomasse conta do seu filho.


PRIMEIRO DIA DA GREVE


António Balduíno passara a noite descarregando um navio sueco que trazia material para a estrada de ferro e que nas noites seguintes seria abarrotado de cacau.

Carregava um molho pesado de ferros, quando ao passar junto de Severino, um mulato magricela, este lhe disse:

- A greve do pessoal dos bondes rebenta hoje…

Aquela greve era esperada há muito. Por diversas vezes o pessoal da companhia que dominava a luz, o telefone e os bondes da cidade, tentara se levantar em parede pedindo aumento de salário.

Chegaram a fazer uma greve anteriormente, mas foram tapeados com promessas que ainda estavam por cumprir. E agora, há oito dias que a cidade esperava amanhecer sem bondes e sem telefone.

Mas a greve não rebentava, sempre adiada. Por isso António Balduíno não ligou muita importância ao aviso de Severino. Logo depois, porém, ouvia um negro alto dizer:

 - A gente devia aderir, ficar com eles…

Os guindastes depositavam no cais enormes rolos de ferro. Os negros iam debaixo deles para os armazéns, parecendo monstros estranhos e ainda conversavam. O apito do capataz dava ordens. Um branco passou o braço na testa e sacudiu longe o suor:

 - Será que eles conseguem alguma coisa?

Voltavam correndo para junto dos rolos de ferro. Severino murmurou enquanto suspendia o fardo:


 - O sindicato deles tem dinheiro para aguentar a greve…

Site Meter