segunda-feira, dezembro 02, 2013

Evolução para Todos
(Davis Slown Willson)

(continuação)




O advento da agricultura introduziu mais alterações do que as que se tinham verificado durante toda a nossa história enquanto espécie.

A dimensão da população foi limitada pela organização social e não pela qualidade de alimentos.

Algumas culturas encontraram maneiras de actuar de forma mais eficaz e a uma escala maior que outras, suplantando-as como tinha acontecido com as populações de Homo mais antigas.

Por vezes isso assumiu a forma de conquista violenta, mas também se apresentou sob a forma de imitação e assimilação.

Com a evolução cultural, os combates não têm necessariamente lugar em campos de batalha. As escalas crescentes de organização social conduziram-nos a um período que a nossa miopia nos levou a designar por História Humana, onde continua até aos nossos dias como reconhecem especialistas de história mundial como William McNeil.

Se fizermos a nossa própria viagem de balão até à época da história humana em que a escrita emergiu como uma adaptação cultural o nosso guia será agora Walter J. Ong, um padre católico e estudioso das humanidades mundialmente famoso, que morreu em 2003 com 90 anos de idade.

Ele afirma de forma convincente que escrever alterou fundamentalmente o carácter do pensamento humano.


Nas culturas meramente orais, tudo o que é sabido tem de ser recordado através de inúmeras repetições, o que põe enormes limitações à organização do conhecimento e da comunicação.

Site Meter