sábado, janeiro 11, 2014

... incomodar  meio mundo...
A MORTE

E A MORTE

DE QUINCAS

BERRO DÁGUA

Episódio Nº 9

Também fora assim no tempo de Joaquim e Octacília, apenas um dia Joaquim largou tudo e ganhou mundo. Que jeito senão arrastar com o cadáver para casa, sair avisando conhecidos e amigos, convocar gente pelo telefone, passar a noite acordado, ouvindo contar coisas de Quincas, os risos em surdina, as piscadelas de olho, tudo isso durando até à saída do enterro?

Aquele sogro amargurara-lhe a vida, dera-lhe os maiores desgostos. Leonardo vivia no receio de “mais uma das dele”, de abrir o jornal e deparar com a notícia da sua prisão por vagabundagem, como sucedera uma vez.

Nem queria se recordar daquele dia quando, a instâncias de Vanda, andou pela polícia, mandado de um lado para outro, até encontrar Quincas no porão da Central, de cuecas e descalço, a jogar tranquilamente com ladrões e vigaristas.

E depois de tudo isso, quando pensava finalmente respirar, ainda tinha de suportar aquele cadáver todo um dia e uma noite, e em sua casa…

Mas Eduardo tão pouco estava de acordo e era uma opinião de peso, já que o comerciante concordara em dividir as despesas do enterro:

 - Tudo isso está muito bem, Vanda. Que ele seja enterrado como um cristão. Com padre, de roupa nova, coroa de flores.

Não merecia nada disso, mas, afinal é teu pai e meu irmão. Tudo isso está bem. Mas porque meter o defunto em casa…

 - Porquê? – repetiu Leonardo num eco.

 - … incomodar meio mundo, ter de alugar seis ou sete automóveis para o acompanhamento? Sabe quanto custa cada um? E o transporte do cadáver do Tabuão para Itapagipe? Uma fortuna. Porque o enterro não sai daqui mesmo? Vamos nós de acompanhamento. Basta um carro. Depois, se vocês fizerem questão, a gente convida para a missa de sétimo dia.

 - Comunica que ele morreu no interior – Tia Marocas não abandonava sua propopsta.

 - Pode ser. Porque não?

 - E quem vela o corpo?

 - A gente mesmo. Para que mais?

Vanda terminou cedendo. Em verdade -  pensou – a ideia de levar o cadáver para casa era um exagero. Só ia dar trabalho, despesa e aborrecimento.

O melhor era enterrar Quincas o mais directamente possível, comunicar depois o facto aos amigos, convidá-los para a missa do sétimo dia.

Assim ficou acertado. Pediram a sobremesa. Um alto falante berrava próximo as excelências do plano de vendas de uma campanha imobiliária.

Site Meter