segunda-feira, janeiro 13, 2014

Era realmente Joaquim Soares da Cunha quem descansava no caixão...
A MORTE

E A MORTE 

DE QUINCAS

BERRO 

DÁGUA

Episódio Nº 10






Tio Eduardo tinha voltado para o armazém, não podia abandoná-lo só com os empregados, uns cal hordas. Tia Marocas prometera vir mais tarde para o velório, precisava de passar em casa, deixara tudo ao deus-dará na pressa de saber novidades.

Leonardo, a conselho da própria Vanda, aproveitaria a tarde sem Repartição para ir à companhia imobiliária, ultimar o negócio de um terreno a prazo que estavam comprando. Um dia, se Deus ajudasse, teriam a sua casa própria.

Haviam estabelecido uma espécie de turnos de revezamento. Vanda e Marocas pela tarde, Leonardo e tio Eduardo pela noite.

A Ladeira do Tabuão não era lugar onde uma senhora pudesse ser vista à noite, ladeira de má fama, povoada de malandros e mulheres-da-vida.

Na manhã seguinte toda a família se reuniria para o enterro.

Foi assim que Vanda, à tarde, se encontrou a sós com o cadáver do pai. Os ruídos de uma vida pobre e intensa, desenvolvendo-se pela ladeira, mal chegavam ao terceiro andar do cortiço onde o morto repousava após a canseira da mudança de roupa.

Os homens da empresa funerária haviam feito um bom trabalho, eram competentes e treinados. Como disse o santeiro, ao passar um instante para ver como as coisas se apresentavam, “nem parecia o mesmo morto”.

Penteado, barbeado, vestido de negro, camisa alva e gravata, sapatos lustrosos, era realmente Joaquim Soares da Cunha quem descansava no caixão funerário – um caixão régio (constatou satisfeita Vanda), de alças douradas, com uns babados nas bordas.

Haviam improvisado com tábuas e tripés de madeira uma espécie de mesa e nela elevava-se o esquife, nobre e sereno.

Duas velas enormes – círios de altar-mor, orgulhou-se Vanda – lançavam uma chama débil, pois a luz da Baía entrava pela janela e enchia o quarto de claridade. Tanta luz do sol, tanta alegre claridade, pareceram a Vanda uma desconsideração para a morte, faziam as velas inúteis, tiravam-lhes o brilho augusto.

Por um momento pensou em apagá-las, medida de economia, mas como certamente a empresa cobraria a mesma coisa gastassem duas ou dez velas, decidiu fechar a janela e a penumbra fez-se no quarto, saltaram as chamas bentas como línguas de fogo.

Vanda sentou-se numa cadeira (empréstimo do santeiro), sentia-se satisfeita. Não a simples satisfação do dever final cumprido, algo mais profundo.

Um suspiro de satisfação escapou-lhe do peito. Ajeitou os cabelos castanhos com as mãos, era como se houvesse finalmente domado Quincas, como se lhe houvesse de novo posto as rédeas, aquelas que ele arrancara um dia das mãos fortes de Octacília, rindo-lhe na cara.


A sombra de um sorriso aflorou nos lábios de Vanda, que seriam belos e desejáveis não fosse certa rígida dureza a marcá-los.

Site Meter