sexta-feira, fevereiro 14, 2014

Estabeleceu sua reputação e firmou seu conceito
OS VELHOS

MARINHEIROS

Episódio Nº 5


Como se cada gesto obedecesse a um cálculo preciso, primeiro
mediu com o olhar a distância a separá-lo da casa próxima e isolada, junto à praia, as janelas abertas sobre as águas.

Assentou rumo em direcção à porta, iniciou a abordagem. Os vizinhos seguiam atentos seus movimentos, fitavam-no com respeito: a face redonda e avermelhada, a farta cabeleira prateada, o paletó marítimo com brilhantes botões metálicos.

Iniciada a marcha, entre eles e o comandante situou-se Zequinha Curvelo: ocupara seu posto.

Os carregadores chegavam com o resto da bagagem, o comandante baixou ordens precisas e categóricas. Malas, camas, armários para os quartos, engradados e caixões depositados na sala.

Só então, terminadas as tarefas, pareceu tomar conhecimento
Da pequena multidão a contemplá-lo da rua. Sorriu, cumprimentou com a cabeça e pôs a mão sobre o peito num gesto onde havia qualquer coisa de oriental, de exótico. Um coro de “boas-tardes” respondeu à saudação.

 Zequinha Curvelo, enchendo-se de coragem, avançou um passo em direção à porta. Retirava o comandante de um dos amplos bolsos do paletó inesperado objecto, parecia um revólver, Zequinha recuou. Não era revólver, que diabo seria?

Punha-o na boca o comandante, era um cachimbo, mas não um simples cachimbo — já de si extravagância no pacato arrabalde. De espuma-do-mar, trabalhado: a boquilha representando pernas e coxas nuas de mulher, a pipa moldando-lhe o busto e a cabeça. “Oh!”, murmurou Zequinha, perdendo a ação.

Quando a recuperou, ia-se afastando da porta o recém-chegado vizinho. Zequinha apressou-se, ofereceu-lhe os préstimos, não lhe podia ser útil?

— Muito, muito obrigado… — declinou o comandante. Puxou
um cartão de visita de uma carteira, estendeu-o a Zequinha,
acrescentando:  — Um velho marinheiro, às suas ordens.

Viram-no depois, ajudado pelos carregadores, de martelo e
chave de fenda, na sala, abrindo caixões. Surgiam instrumentos raros, um óculo enorme, uma bússola. Ainda demoraram os curiosos nas imediações a contemplá-lo. Depois foram espalhar as novas.

Zequinha exibia o cartão ornado com uma âncora:


COMANDANTE VASCO MOSCOSO DE ARAGÃO
Capitão-de-longo-curso


Eis como aconteceu a sua chegada a Periperi, naquele começo de tarde infinitamente azul, quando, de um golpe, estabeleceu sua reputação e firmou seu conceito.

Site Meter