quarta-feira, abril 30, 2014

Os macabeus lutando contra os soldados gregos de ocupação
“RESSUSCITOU?



Ressurreição

pela Insurreição








Recentemente festejada e celebrada a Páscoa pela Igreja católica vem ainda a propósito uma certa abordagem histórica do que aconteceu nesses tempos.

O cimento dos séculos joga a favor da palavra da igreja. Tudo o que se diga agora, a favor ou contra, ao fim de tantos anos, é verdade e o seu contrário embora, para mim, o que menos importa nestas histórias da Igreja seja a verdade.

A religião sempre foi e há-de ser uma questão de fé e dizer aos fiéis: acreditem porque foi verdade não passa de uma ofensa a Deus porque a sua "palavra" é inquestionável.

As pessoas não estão interssadas em conhecer a verdade mas, tão somente, em acreditarem por que tal corresponde a uma necessidade do seu cérebro que mergulha na noite dos tempos. 

Progressivamente, muitos vêem-se libertando dessa necessidade mas tal corresponde a um esforço intelectual de emancipação que em algumas comunidades é quase impossível. 

Mas, voltando ao tema da "ressurreição", do ponto de vista histórico, cem anos antes de Jesus, aparece pela primeira vez no judaísmo a ideia de uma "ressurreição" após a morte.

E aparece ligada à rebelião e resistência da guerrilha dos sete irmãos Macabeus e de sua mãe perante a intervenção e ocupação de Israel pelos gregos.

Os Macabeus caíram lutando patrioticamente e a mãe dos Macabeus e as mães dos outros judeus que morreram naquela gesta disseram que seus filhos não poderiam estar mortos, que não podiam morrer. 

Convenceram-se de que Deus os ressuscitaria. A partir da luta nacionalista dos Macabeus o povo de Israel começou a pensar que os mártires da libertação nacional, os heróis da resistência contra as tropas estrangeiras não podiam ser definitivamente mortos.

 O segundo livro de Macabeus não é sobre a ressurreição de todos os homens, apenas dos mortos em combate, mortos na flor da vida, aqueles que foram mortos pelos injustos.

Assim, a crença na ressurreição, nasceu em Israel a partir de uma história de insurreição.

Jesus sabia do heroísmo daqueles seus compatriotas e, no seu tempo, quando o seu país foi ocupado pela intervenção militar de outro Império, o Romano, os Macabeus foram um valor de referência para muitos. 

Eram admirados e apreciados. O nome Judas, muito criticado em nosso tempo, foi amplamente utilizado no tempo de Jesus, em memória do líder guerrilheiro Judas Macabeu.

Site Meter