sexta-feira, abril 11, 2014

Richard Dawkins Prémio Nobel em 1973
RICHARD

DAWKINS













O biólogo evolucionista Richard Dawkins destronou todos os restantes candidatos e foi considerado o maior intelectual do mundo pelos leitores da revista Prospect em 2013.

Atrás dele vêm o político afegão Ashraf Ghani, o psicólogo Steven Pinker, o ex-ministro iraquiano Ali Allawi e o economista Paul Krugman. O ranking foi publicado após mais de 10 mil votos de mais de 100 países.

Ateu, Dawkins é autor dos livros "Deus, um delírio" e "O gene egoísta", que introduziu o termo "meme", em uma referência à menor unidade do pensamento.

 Hoje, o conceito é frequentemente usado para definir conteúdos que se espalham pela internet na forma de textos, imagens e vídeos. O biólogo, inclusive, é popular na web: ele tem quase 700 mil seguidores no Twitter, onde costuma falar muito de religião.

Em relação à primeira lista, de 2005, uma novidade entre os mais votados foi o físico inglês Peter Higgs, que contribuiu para o desenvolvimento da teoria do Bósson de Higgs, a chamada "partícula de Deus" descoberta no ano passado que dá massa a outras partículas elementares. O cientista é um dos mais cotados para o Nobel este ano.

Chama a atenção a ausência de mulheres entre os dez primeiros colocados. A mais bem classificada, no 15º lugar, é a escritora e ativista da Índia Arundhati Roy, uma crítica proeminente das injustiças no país.

O ranking foi baseado em 65 nomes escolhidos por especialistas. O critério para fazer parte da selecção era ter exercido "influência nos últimos 12 meses" e uma importância "para as grandes questões do ano" - o que pode explicar a ausência de pensadores renomados, como Noam Chomsky e Stephen Haw.


NOTAEsta eleição deixa - me particularmente feliz pois Richard Dawkins é o intelectual que mais admiro e mais me influenciou dando substância e clareza ás minhas convicções sobre a Vida e as Crenças.

Ao longo dos anos tenho-o transcrito aqui, no Memórias Futuras, e os seus livros, a Desilusão de Deus e o Gene Egoísta, estão de há muito à minha direita na secretária.

Milhões de pessoas por esse mundo fora têm sido influenciadas no seu pensamento por Richard Dawkins porque ele deu uma explicação científica simples e racional, tendo como base o Evolucionismo de Darwin, à crença e à falta dela nos nossos cérebros.

O exemplo das borboletas das traças para explicar “o tiro fora do alvo” que foi a religião na vida dos homens é das explicações mais notáveis e convincentes que algum professor me poderia ter dado sobre uma questão tão complexa.

Biólogo evolucionista, prémio Nobel em 1973, a sua formação académica foi a aposta certa de um homem inteligentíssimo e dotado de um voluntarismo que o levaram à divulgação, por todos os meios, da sua qualidade de ateu sofrendo, por isso, ataques cerrados dos fundamentalistas cristãos.

O brilhantismo da sua palavra ao serviço dos seus conhecimentos científicos, tornaram-no no grande adversário das hierarquias e fanáticos religiosos.

Voltarei aqui a passar vídeos com entrevistas suas porque o seu estilo sereno, o seu olhar franco e a clareza e força dos seus argumentos são exemplos do que dever ser o confronto das ideias mas amanhã, sábado, recordarei esse exemplo notável das borboletas das traças para percebermos como a religião terá sido igualmente "um tiro fora do alvo".

Site Meter