sexta-feira, maio 30, 2014

Provavelmente Deus não existe. Pare de se preocupar...
“Provavelmente,
Deus não Existe”














Lembram-se desta campanha em 2009?  Cartazes com esta frase circularam por toda a cidade de Londres, em Janeiro, segundo a BBC.


A frase completa era:

“Provavelmente, Deus não existe. Agora pare de se preocupar e goze a vida.”

Esta campanha pelo ateísmo foi promovida pela British Humanist Association e tem o apoio académico de Richard Dawkins, biólogo Darwinista, em quem tão profusamente nos temos baseado para alimentar este blog.

O objectivo da campanha era “promover o ateísmo na Grã-Bretanha, encorajar mais ateístas a assumirem publicamente a sua posição e elevar o moral das pessoas a caminho do trabalho”.

Vemos tantas campanhas com cartazes que divulgam a salvação através de Jesus ou que ameaçam com condenação eterna…que tenho a certeza que esta será encarada como um sopro de ar fresco”, disse Hanne Stinson, presidente da BHA, “Se fizer as pessoas sorrirem, além de pensarem melhor”.

A BHA também estuda a possibilidade de estender esta campanha a outras cidades, incluindo Birmingham e Manchester em Inglaterra e Edimburgo, na Escócia.

A campanha foi um sucesso, mesmo antes de estar na rua o provocador slogan. Os organizadores conseguiram angariar cinco vezes os fundos de que necessitavam para porem em marcha a campanha.


O objectivo inicial era conseguir 7.000 euros para imprimirem os cartazes a serem colocados com o slogan em trinta autocarros durante um mês do distrito londrino de Westminster, porém, já foram obtidos mais de 35.000 em donativos particulares e de empresas.

Quem idealizou a campanha foi a jornalista Ariane Sherine que sugeriu, em Junho, num Blog do The Guardian “Fazer uma campanha em autocarros com uma mensagem tranquilizadora sobre o ateísmo”como “boa forma de contra atacar as mensagens de organizações religiosas que ameaçam o s cristãos com o inferno”.

“ A nossa mensagem é divertida, mas tem um fundo sério: nós, ateus queremos um país, uma escola e o governo laico. O importante apoio que a nossa campanha já recebeu mostra que muitas pessoas estão de acordo com estas ideias”.

Os líderes religiosos britânicos responderam favoravelmente a esta iniciativa. A Igreja de Inglaterra declarou que defenderá o direito de qualquer grupo que represente uma posição religiosa ou filosófica a promover as suas ideias através dos canais apropriados, embora salientando que as crenças cristãs nada têm a ver com preocupações ou com o desfrutar a vida.

A Igreja Metodista Britânica considera, por seu lado, “positivo o contínuo interesse” que autores como Dawkins dedicam aos temas relacionados com Deus.

Richard Dawkins formulou o seguinte comentário:

“A religião está acostumada a usufruir de benefícios tributários, respeito não merecido, o direito de não ser ofendida e o direito de fazer lavagem cerebral às crianças”.

“Mesmo nos autocarros, ninguém pensa duas vezes quando vê um slogan religioso.

Esta campanha fará com que as pessoas pensem – e pensar é um anátema perante a religião” completou.

Eu pergunto a mim próprio se seria possível que autocarros com um slogan destes, muito bem concebido, de resto, poderiam circular nas ruas de Lisboa… e respondo já: Não.

O "fervor religioso" do nosso Estado laico não o permitiria


Site Meter