quinta-feira, junho 19, 2014

Agora aparece esse comandante de secos e molhados 
OS VELHOS
MARINHEIROS

(Jorge Amado)

Episódio Nº 110










É visto todas as tardes na porta do Jockey Club, possui cavalos de corrida... Sua esposa é hoje uma Sensitiva Baqueana. Das mais sensitivas, pois tem passado considerável. Segundo me contaram, entre as éguas da cudelaria do marido, é a mais famosa...

- Oh! - exclamou o reverendo, enquanto dona Domingas ria a bom rir.

- “Às éguas de Faraó eu te comparo, ó minha amiga... ” - declamou o advogado... –

É da Bíblia, Padre...

Padre Clímaco abria novamente o breviário:

- Pois eu lhe digo, Doutor, que os caminhos de Deus são, por vezes, surpreendentes. Talvez Deus a tenha reservado para o comandante.

- Só que a entrega um pouco tarde, Padre. Fruta madura demais... - parou um instante de falar, balançando a cabeça: - Não, nada disso. Fruta madura demais é imagem a aplicar-se às Sensitivas Baqueanas. As Grandes Baqueanas são frutos pecos, que não chegaram a medrar.

- Frutos pecos, que coisa mais triste... - disse a mameluca. Dissolveu-se o grupo, era hora de se prepararem para o jantar.

Novamente passavam o comandante e Clotilde e riam os dois, indiferentes aos olhares curiosos, às luzes do crepúsculo começando a acender-se sobre o mar.

Únicos a continuarem sentados, o senador e o advogado acompanhavam com miradas cobiçosas os requebros do andar da mameluca.

 Aquela, pensava o advogado, era o perigo solto, a desafiar os homens. Por ela podia-se fazer qualquer loucura, largar a família, esposa e filhos, a profissão, a respeitabilidade, o dever. O senador não pensava nada. Seus olhos se escureciam num soturno desejo.


Onde são narrados pequenos acontecimentos aparentemente sem importância mas que concorreram, todos eles, para os dramáticos sucessos finais


O comissário coçou a cabeça, um tanto irritado:

- Nem sei se em Natal tem afinador de piano... Não sei mesmo se tem piano...

Geir Matos riu:

- Você está ofendendo toda a população de um Estado, desprezando a cultura de uma capital. Se o senador lhe ouvisse...

- Mas você já viu uma coisa dessas, Geir? Afinar o piano... O pianista nunca achou necessário. Há três anos que está connosco, tocando todo dia no desgraçado do piano, e sempre achou óptimo.

Agora aparece esse comandante de secos e molhados a exigir um afinador. Danado porque em Recife não providenciei... Pregou-me um sermão.

- E por que você não fez vir um afinador em Recife? Ordens do comandante são ordens... Procura em Natal.

- Mesmo de um comandante de opereta, a rebocar uma velhota pelo convés, num namoro ridículo? Pois se o pianista diz que não precisa...

- Olhe, meu velho: o comandante pode ser tudo que você quiser, foi o comandante que nos coube, era o único disponível na Bahia. Agora, uma coisa é certa: a velhota, que, aliás, é professora de piano e entende do riscado, eu, o padreco que vai aí, o foguista, qualquer marujo da tripulação, sabe mais de piano do que esse seu pianista.

 Eu penso que esse cara nunca tinha tocado nem disco em vitrola quando veio para o navio. Quando ele começa é um verdadeiro pesadelo, meu velho.

Site Meter