segunda-feira, junho 16, 2014

A fábula da Ratolândia


Foi inicialmente contada por Clarence Gills e mais tarde popularizou-se num discurso de Tommy Douglas, político canadiano.

A fábula expressa a visão de que o sistema político canadiano estava viciado, pois oferecia aos eleitores um falso dilema: a escolha de dois partidos, dos quais nenhum representava os interesses do povo.

Na fábula, os ratos (povo canadiano) votavam nos gatos negros (Partido Progressivo Conservador) e depois de algum tempo descobriam que as suas vidas eram mais difíceis. Então, votavam no gatos brancos (Partido Liberal) e assim ficavam alternando até que um rato teve a idéia de propor a criação de um partido dos ratos, que seria do povo mas que termina na cadeia sob a acusação de comunista.

 O  autor do discurso, TOMMY C. DOUGLAS , (1904-1986) foi 1º Ministro socialista do  (Canadá). Em 2004, Tommy Douglas foi eleito o maior canadense de todos os tempos numa competição organizada pela emissora detelevisão Canadian Broadcasting Corporation. Sua candidatura foi defendida pelo repórter da CBC George Stroumboulopoulos. Em 2006, esta mesma emissora levou ao ar a mini - série Gigante da Planície: A História de Tommy Douglas, feita em sua homenagem. 

Este discurso mantêm-se actual porque os gatos serão sempre os partidos que alternam no poder e os ratos o povo que sofre as dificuldades da vida...

                                  

Site Meter