quarta-feira, junho 11, 2014

Marine Le Pen e son papá
MARINE LE PEN








O povo francês que foi educado em princípios e valores, que viu o seu país arrasado e humilhado exactamente por aqueles que não tinham nem princípios nem valores mas apenas a cultura do ódio, o ódio pelos outros, pelas diferenças, teve agora o primeiro choque da parte do partido que elegeu maioritariamente em momento de zanga e descrença.
Marine Le Pen, a filha do papá,  passou três anos a maquear o discurso da Frente Nacional, colocando camadas de Botox sobre as rugas fascistas e xenófobas do velho partido de extrema direita mas num instante, seu pai, Jean-Marie Le Pen, octogenário fundador da Frente Nacional (FN), presidente vitalício e orgulhoso triturador de prisioneiros na guerra da Argélia, jogou por terra essa estratégia com um de seus habituais comentários.
 No domingo, o recém-eleito eurodeputado atacou os artistas que criticam a FN e afirmou, falando sobre o actor e cantor Patrick Bruel, que é judeu:

 - "Na próxima vez vamos passá-lo pelo forno."

A piada antissemita levou a que duas associações pró-direitos humanos denunciassem o ex-paraquedista nos tribunais, onde já foi condenado duas vezes por negacionismo. A novidade é que a piada deixou a Frente Nacional no pior lugar possível depois que Marine Le Pen conseguiu uma importante vitória nas eleições europeias, convertendo seu partido na primeira força política do país.
A polêmica supõe um duro golpe para a imagem de normalidade edificada pela presidenta desde que, ao assumir o comando do partido em janeiro de 2011, assegurou que os campos de extermínio nazistas foram "o sumo da barbárie".
Nos últimos meses, a líder, advogada de 46 anos, tinha ameaçado levar aos tribunais todos que associassem a etiqueta "extrema direita" com a FN.
Nesses dias, Marine Le Pen está tentando formar um grupo no Parlamento Europeu, e está encontrando sérias dificuldades para conseguir precisamente porque alguns de seus potenciais aliados (precisa convencer seis partidos de outros tantos países) consideram que a FN é anti - semita.
No entanto, a penúltima provocação do ancião fundador e a reacção morna de sua sucessora parecem demonstrar que sob a grande camada de Botox ideológico, a Frente Nacional continua sendo fiel às suas rançosas essências de extrema direita. 

Site Meter