quinta-feira, julho 31, 2014

O ambulante não estabelecia distinção de classe ou de casta.
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 15


















Nela não viu a luz primeira nem se baptizou. Ninharias, desprezíveis pormenores: mais importante que o berço é a cova e a dele será aberta no território do cacau.

 Não uma cova rasa como as do cemitério ali plantado - por quem, quando e por quê? Ah! Será um túmulo de lorde, em pedra-mármore, o aqui-jaz em letras douradas. Nesses quinze anos, o rapazola vindo do Oriente, ao fazer-se homem, fez-se brasileiro.

Tanto é verdade que já acertou com Ubaldo Madureira, escrivão do cartório e comparsa de pagode, o preço dos papéis, com abatimento. Brasileiro de papel passado, comerciante estabelecido, casado e pai de filhos, o negócio crescendo, dinheiro traz dinheiro: tudo isso muito em breve, se Deus quiser.

Cumprirá seu destino como lhe ordenara o padre Said, ao lhe deitar a bênção na hora triste e alegre do adeus, quando riso e choro se misturam:

 - Vai cumprir a vontade de Deus, Fadul, filho de minha falecida irmã Marama, vai ganhar dinheiro no Brasil que aqui está difícil e não posso mais te sustentar.

Vai enriquecer, o homem rico é respeitado por seus semelhantes e bem visto por Deus. Traçou no ar o sinal-da-cruz, deu-lhe a mão a beijar. Erguendo o cajado de pastor, o adolescente desceu a montanha, iniciou a caminhada. O Deus dos maronitas é o mesmo, lá e aqui.

Demorou Fadul a retomar àquele sítio, decorreram muitos meses. Prosseguira na fadiga do bufarinheiro, curvado ao peso da mala, ao sol e à chuva. Saudado pela freguesia com alvoroço e afeição pois além de tudo era de bom convívio e de prosa amena.

Gostava de ouvir e de contar histórias, entremeando-as com exclamações de assombro, largos gestos convincentes e ruidosos frouxos de riso.

Granjeara fama de mentiroso mas as aldrabices que relatava tinham graça e sentimento, causavam emoções desencontradas na assistência pobre e ávida, naqueles confins desprovidos de qualquer divertimento:

 - É que nem um conto da carochinha. Até chorei... - Me mijei de rir no pedaço da mulher com o macaco. Esse turco ladrão astucia cada uma...

A freguesia de Fadul era vasta e variada: fazendeiros, as esposas, os filhos, gente de dinheiro e de prosápia; alugados, trabalhadores nas roças, quase sem vintém; jagunços, com suas amásias, anotando lambanças; raparigas, os melhores clientes, os que mais compravam.

 O ambulante não estabelecia distinção de classe ou de casta. Aceitava com o mesmo agrado convites para almoçar nas casas-grandes e nos ranchos dos alugados, doido por jabá assado na brasa com acompanhamento de farinha e rapadura.

Site Meter