segunda-feira, agosto 11, 2014

Pelo menos parece.
O Óbvio















Quando Humberto Delgado, em 1958, se candidatou a Presidente da República contra Américo Tomás, escolhido por Salazar, o que era óbvio no país é que fosse este a mandar.

Por isso, causou grande escândalo a resposta do General a um jornalista que lhe perguntou:

 - Sr. General, se ganhar as eleições o que faz ao Prof. Salazar?

 - Como é óbvio, demito-o.

A nação, chocada, ficou a conhecer a partir daí uma palavra, reservada até então a eruditos e que apareceu no outro dia no cabeçalho dos jornais em letras garrafais: óbvio.

Depois, caiu no goto e de palavra quase secreta e desconhecida passou à vulgaridade e hoje, 56 anos mais tarde, não há cão e gato para quem tudo não seja óbvio.

Cada um tem para si coisas que são óbvias. Até se poderia dizer:

 - Diz-me o que para ti é óbvio e eu dir-te-ei quem és.

Se eu disser que para mim é obvio que Deus não existe e que é igualmente óbvio que António Costa é muito melhor político do que António José Seguro, estarei a revelar muito do que sou como pessoa.

Mas se eu disser ainda que aceito perfeitamente que estes meus dois óbvios não o sejam para outras pessoas, estarei ainda a revelar mais sobre mim.  

Mas, continuando nestes dois meus óbvios, se eu disser que estou muito triste por eles não serem partilhados por todas as pessoas, de óbvios que são, continuarei a revelar mais coisas sobre mim.

Em suma, é óbvio que gostaria que o mundo tivesse os mesmos óbvios que eu porque, se assim fosse, seria obviamente muito melhor do que é.

Mas permitam que eu me confesse: de todos estes óbvios nenhum como o primeiro do General Sem Medo:

 - Como é óbvio, demito-o.


Site Meter